A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte apresentou uma redução de 33% no consumo de água ao longo do último ano. Essa porcentagem representa uma economia de mais de 40 mil litros do recurso hídrico por dia.
O resultado foi obtido a partir de ações desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade em parceria com outras áreas da Empresa. As intervenções geraram uma economia de R$ 30 mil por mês. Dentre as medidas, merecem destaque as inspeções sanitárias que culminaram na interrupção de ligações clandestinas e, principalmente, no reparo de vazamentos, além da redução da frequência de lavagem de pisos e controle de aspersores de irrigação. Apesar dos resultados alcançados, ainda há muito trabalho a ser feito e o Comitê de Sustentabilidade espera chegar a uma redução de 50% do consumo desse recurso até o final de 2022.
Esforço coletivo: o envolvimento dos diversos setores da Empresa tem sido a chave para o sucesso desse projeto. A Gerência de Estações, por exemplo, realiza a leitura dos hidrômetros semanalmente; a Coordenação de Exploração Comercial atua junto aos permissionários, promovendo adequações importantes; a Coordenação de Serviços de Apoio realiza intermediações para a correção das leituras junto à COPASA, e a Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente se empenha na realização da manutenção hidráulica para reparos de vazamentos.
Uso consciente: em dezembro do ano passado, colaboradores e usuários do metrô participaram de uma intervenção teatral com dicas para o uso racional da água, tais como tomar banho rápido e sempre fechar o registro ao escovar os dentes ou lavar vasilhas. O Comitê de Sustentabilidade conta com a colaboração de todos! Se encontrar alguma irregularidade, os usuários devem informar ao chefe de estação, e os funcionários podem abrir um pedido de intervenção, no ramal 3912.
25/07/2022 – CBTU