Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros

Governo Federal reverterá R$ 3,5 bilhões de outorga da MRS Logística para construir 53 quilômetros do trecho Norte da linha férrea

O governador João Doria assinou na noite desta terça-feira, 29 de janeiro de 2019, protocolo de intenções entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para a construção do trecho Norte do Ferroanel.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou como representante do governo federal.

A obra permitirá finalmente que os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Com a obra pronta, a carga será transportada em via exclusiva.

Os investimento para a linha férrea de 53 km virão dos recursos provenientes da outorga de concessão ferroviária da MRS Logística, de R$ 3,5 bilhões, que serão investidos pelo Governo Federal. Eles só serão possíveis graças à antecipação da prorrogação do contrato com a MRS por mais 30 anos.

A estimativa é que em até 45 dias o Governo Federal abra consulta pública a respeito do aditivo da concessão da ferrovia.

Em tudo saindo a contento, a expectativa é assinar o aditivo ainda em 2019, o que viabilizará a outorga à União, de onde virão os recursos que serão destinados exclusivamente ao transporte férreo.

Para o consultor Peter Alouche, é uma obra “que vai permitir um avanço importante na qualidade e confiabilidade operacional da CPTM, uma melhora significativa no trânsito e qualidade do ar de São Paulo e uma real elevação no nível de eficiência da cidade e, por conseguinte, do país”.

Obra

O trecho Norte do Ferroanel ligará Perus, zona Norte de São Paulo, a Itaquaquecetuba, num trajeto de 53 quilômetros de trilhos, com investimentos no valor de R$ 3,5 bilhões.

Serão 12 km com 42 pontes e viadutos, 17 km de túneis e 23 km em terraplanagem.

O Ferroanel será usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. A expectativa das autoridades é que mais de três milhões de pessoas sejam transportadas neste trecho. Após o início das obras, a estimativa é que trecho norte do anel ferroviário deverá ficar pronto em 48 meses.

Já quanto às cargas, a obra deverá transportar 67 milhões de toneladas de produtos por ano, o equivalente a mais de 2,8 mil caminhões, que deixarão de rodar nas estradas.

O governador João Doria afirmou que “com certeza absoluta o Ferroanel terá início neste ano”.

31/01/2019 – Diário do Transporte
Foto: Diário do Transporte 
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