Composições têm tecnologia de ponta e servirão à Linha 7-Rubi e ao Expresso Leste; Governo já entregou 18 dos 65 trens encomendados
Dois novos trens para operação na CPTM foram entregues nesta sexta-feira (4) na Estação Luz. Uma das composições vai operar na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e a outro na serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).
“Nós estamos aqui na Estação Luz com o secretário Clodoaldo (Pelissioni, de Transportes Metropolitanos) e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregando mais dois trens. Chegamos, então, a 18 trens novinhos, zero quilômetros”, comentou o governador durante a entrega das composições.
Alckmin ainda comentou as características dos trens e elogiou a tecnologia empregada neles. “Cada trem possui oito carros em um salão contínuo, ar condicionado, iluminação de led, câmeras, maior motorização, conforto e segurança para os usuários da CPTM. Mais trens, mais mobilidade e mais qualidade no transporte de São Paulo”, completou o governador, lembrando que um dos trens foi fabricado pela CAF, em Hortolândia, e o outro pela Hyundai, em Araraquara.
Com essas unidades, a operação contará com 18 composições novas do lote de 65 encomendados. As demais serão entregues até o final de 2018. “Vamos entregar, até o ano que vem, dois trens por mês, um trem a cada 15 dias, ininterruptamente”, completou Alckmin.
Os trens têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros) e monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).
As composições também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.