A Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, participou do webinar Mulheres Trilhando Caminho, nesta 5ª feira (30/03). O evento promovido pelo Metrô de São Paulo debateu as mulheres na liderança e equidade de gênero no setor de mobilidade urbana.
A abertura evento foi realizada por Marisa Camarini, Gerente de Recursos Humanos do Metrô de São Paulo e contou com a participação de Silvia Tomaselli, Gerente de Negócios Patrimoniais e Inovação do Metrô; de Janaina Schoenmaker, Gerente Jurídica do Metrô, e Sylvia Terra, Cofundadora da consultoria FourAll, como mediadora. O Especialista em Diversidade da área de Recursos Humanos do Metrô, Danilo Martire, também participou.
A conversa abordou as trajetórias das participantes, os desafios enfrentados como mulher e profissional, e como a pauta da equidade de gênero pode avançar dentro do setor de mobilidade urbana.
A Diretora da ANPTrilhos explicou que os desafios são naturais, vão aparecer e será necessário lidar com eles. “Qual o desafio que te move? O que te faz feliz? A partir desses questionamentos vão surgir os desafios para as suas escolhas. Temos que respeitar as mulheres e suas escolhas. Muitas não querem ser executivas, estar nos holofotes, e são felizes desta maneira. Outras querem. Meu maior desafio é lidar com carreira e família. Eu decidi ter uma filha, mas decidi também que não quero abrir mão da carreira. Nessas escolhas, abrimos mão de muitas coisas, mas o mais importante é que isso não nos impeça de chegar onde queremos como mulher, como mãe, como profissional. Escolhas e desafios são naturais e o mais importante é estarem alinhados com o nosso propósito!”
Roberta explicou que tem espaço para as mulheres no setor metroferroviário e ele é receptivo ao público feminino. Ela lembrou que foi escolhida para a coordenação da ANPTrilhos por um grupo de homens e eles a escolheram por acreditarem em seu trabalho.
Recentemente, a ANPTrilhos fez um levantamento sobre a participação feminina nos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos e essa pesquisa mostrou a forte presença das mulheres no setor. “Sempre achei que teríamos mais mulheres na área administrativa e me surpreendeu que a maior participação feminina é na parte operacional. 31% das mulheres que atuam no setor são da área operacional, uma área que, teoricamente, não seria tão atrativa para mulheres e elas estão lá. Não tem mais limite para as mulheres e elas podem estar onde elas quiserem!”, enfatizou Roberta.