Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Em visita de cortesia, Pedro Bisch Neto retornou ao museu que ajudou a revitalizar quando dirigiu a Trensurb entre 1999 e 2002.

O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, visitou o Museu do Trem, localizado junto à Estação São Leopoldo do metrô, na quarta-feira (9). Lá, ele foi recebido pela diretora da instituição, Alice Bemvenuti, e pela historiógrafa Cinara Lewinski. Bisch participou de uma roda de memória em novembro como parte das comemorações de 45 anos do museu. Quando dirigiu a Trensurb entre 1999 e 2002, o diretor-presidente também contribuiu na revitalização do espaço cultural, inclusa nas obras de construção da Estação São Leopoldo, inaugurada em novembro de 2000. À época, o investimento nessa revitalização foi de cerca de R$ 700 mil.

Hoje, o acervo do Museu conta com mais de 1.800 itens, tais como locomotivas, vagões e lanternas de sinalização. Há, também, máquinas de escrever, telefones, telégrafos, entre outros materiais e mobília da administração da via férrea. O acervo audiovisual possui mais de 940 negativos de vidro e cerca de 8.700 fotografias em papel. De acordo com a diretora Alice Bemvenuti, o local salvaguarda um acervo raro que pode ser acessado por pesquisadores de diversos locais.

Conforme o diretor-presidente Pedro Bisch Neto, o museu é muito importante para a Trensurb: “ele relata a história de como chegamos até aqui, todo histórico do sistema ferroviário do estado pode ser entendido a partir das informações contidas no Museu do Trem”. Alice Bemvenuti, por sua vez, agradece a visita da Trensurb: “Receber a Presidência no museu é ímpar, porque nós somos o passado da empresa, que foi estruturada na mesma linha que foi pensada no final do século 19 e, hoje, a Trensurb é nossa parceira”.

Durante a visita, o diretor-presidente foi acompanhado pelo gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, o assessor Élvio Vargas e o relações-públicas Leonardo Marion.

10/02/2022 – Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email