Os operadores dos sistemas de metrô, trem urbano, VLT e people movers realizam ações para o consumo adequado da água, um recurso natural finito e que deve ser usado de forma consciente. As empresas realizam o reaproveitamento da água para limpeza de estações, trens e tuneis; para limpeza de peças; irrigação de jardins; entre outras atividades. Além de fazer trabalhos preventivos contra vazamentos.
Conheça as ações desenvolvidas por três empresas integrantes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos):
A Linha Uni, responsável pela Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, realiza campanhas internas com a sua equipe para o uso adequado do recurso, com dicas de consumo consciente na empresa e em casa. Neste ano, o slogan da ação de conscientização é “Não deixe o futuro secar: economize água hoje para garantir o amanhã”. Em sua mensagem, a concessionária explica que, no Brasil, 40% de toda a água potável é desperdiçada por ano em vazamentos, instalações inadequadas e outros problemas.
O MetrôRio, operador do metrô do Rio de Janeiro, também desenvolve uma série de iniciativas voltadas à economia de água. A lavagem dos trens no Centro de Manutenção conta com sistema de tratamento e recirculação de efluentes para reuso de água. Segundo o metrô, em 2023, foram tratados 1.334 m³ de efluentes industriais, com produção de água de reuso de 51%. A limpeza a seco dos carros de sua frota rodoviária gera economia prevista de 350 litros a cada lavagem.
A companhia também atua na conscientização dos colaboradores em relação ao consumo responsável da água, reforçando através de campanhas de comunicação interna, com informações sobre a importância do recurso e como evitar o desperdício.
No Metrô Bahia, uma das práticas adotadas é a captação de água pluvial em suas estações. Hoje, todas as Estações da Linha 2, juntamente com as de Campinas e Águas Claras, da Linha 1, e mais os terminais Pituaçu e Aeroporto, totalizando 14 estações e 2 terminais, estão adaptados para captar água pluvial para uso nas descargas dos banheiros, com um potencial de economia de água potável de 206 m³ por mês.
A CCR Metrô Bahia possui também uma máquina lavadora automática de trens que obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais e tem como principal finalidade, recuperar, tratar e reutilizar aproximadamente 70% do total da água disponível.