Curso online para se reinventar no mundo digital a preço popular recebe inscrições até este sábado, dia 27

Já faz um tempo que as redes sociais têm sido muito mais que diversão e passatempo. Ela tornou-se uma importante ferramenta de estratégia de relacionamento e vendas. Em tempos de pandemia e com a necessidade do isolamento social, estratégias no mundo digital são a aposta de muitos empreendedores para a sobrevivência do negócio. E é desta forma que grandes marcas e muitos microempreendedores têm dado continuidade ao negócio que faz uma grande cadeia econômica girar com atores como: chefes de família, fornecedores, prestadores de serviço, empregados.

É no ambiente virtual que pessoas físicas e jurídicas interagem, sem qualquer barreira geográfica. Isso vale também para expandir conhecimento. Agora, mais do que nunca, é dispensável a presença física para participar de cursos de qualificação em outro estado ou país, por exemplo. Basta um smartphone ou computador com internet para dar um upgrade na carreira, conhecer novas áreas e se conectar a profissionais em todo o mundo. Por isso, a demanda por cursos online aumentou consideravelmente no último ano, especialmente os voltados para pequenos negócios que buscam se reinventar no mundo digital.

Baiana, mulher, preta e empreendedora. É assim que Alice Pinto se define. A bióloga de formação, encontrou no empreendedorismo a cura de uma doença crônica. Em 2011, ela se aposentou por incapacidade, quando buscou uma forma de se sentir útil e ocupar a mente. Alice, que já ajudava a mãe costureira desde a infância, decidiu fazer bordados, pintura e customizar peças de roupas. Ela dizia que precisava acordar com propósitos. Com a grande procura, ela decidiu empreender no ramo da moda casual e urbana que pudesse ser utilizada em qualquer ambiente. Nascia, em 2015, a Tons da Terra, que produz peças de roupas inspiradas na cultura baiana e afro-brasileira. Passados dois anos, Alice conseguiu dar passos mais largos e participar de feiras e lojas colaborativas para expandir a sua marca.

A empreendedora em evolução tocava o negócio de forma intuitiva. Quatro anos depois de dar o pontapé inicial, participou do curso de capacitação da Wakanda Educação Empreendedora e conseguiu profissionalizar a sua marca. “Esse foi o primeiro curso que participei de aceleração para empreendimento. A partir dali, muita coisa mudou. Consegui identificar o meu público, planejar e crescer. Tudo isso porque tinha alguém ali na frente que falava com a linguagem da comunidade, bem próxima da nossa realidade, o que torna o aprendizado mais leve. Assim, me dediquei integralmente ao negócio, com mais foco, até as minhas dores físicas amenizaram. Digo que é uma cura física, mental e de posicionamento, que me fez encontrar identidade, e conquistar independência financeira e empoderamento”, enfatiza Alice.

Se para a fundadora da Tons da Terra empreender se traduz em cura, para a criadora do salgado mais inusitado de Salvador, o Xibiu de Mainha, é a oportunidade de se reinventar. Dona Marisa sempre trabalhou com costura para empresas e, há cerca de 10 anos, decidiu abrir o seu próprio atelier de costura. Mesmo com muito afeto pela profissão, a renda não era suficiente para levar uma vida confortável. Em 2018, ela teve a ideia de empreender com o salgado que sempre fez nas festas de família e era sinônimo de sucesso. A filha Priscila, sua parceria e sócia, topou o desafio de se dividir entre o curso de arquitetura e urbanismo e o novo negócio. Um negócio sério, com muito humor envolvido. Surgia o Xibiu de Mainha, salgado de formato peculiar e sabor apimentado, considerado o petisco da resenha soteropolitana.

Assim, mãe e filha foi empreendendo. Há dois anos, elas conheceram Karine Oliveira, CEO da Wakanda, uma grande incentivadora do negócio. Foi quando Priscila participou do projeto de aceleração de negócios e conseguiu se organizar melhor. “Conhecer a Wakanda foi um divisor de águas. Essa foi a primeira porta para profissionalização do negócio e conexão com outros empreendedores, formando uma rede incrível, potente e fortalecedora. Além dos fundamentos de gestão, ter exemplos de sucesso perto de nós é mais um estímulo”, destaca.

Alice, Marisa, Priscila e Karine. Mulheres e empreendedoras. Exemplos de que tudo é possível, basta ter foco e buscar ajuda para qualificação do negócio. O projeto de aceleração com mentoria de empresarial mais bem sucedidas antes dos 30 anos e também ganhou destaque no Shark Tank Brasil, reality de empreendedorismo da Sony Channel – foi o diferencial na carreira dessas mulheres. Mesmo em tempos de pandemia, é possível apostar no novo negócio, se qualificar e participar de uma rede de microempreendedores. Com uma nova roupagem, voltado para o ambiente digital e realizado exclusivamente online, o curso de capacitação para pequenos negócios da Wakanda está com inscrições abertas, no valor de R$ 10. A nova edição do Acelerando seu Corre é promovido pelo Instituto CCR, no trecho da CCR Metrô Bahia, e tem vagas abertas até o dia 27 de março. As inscrições podem ser feitas no site Sympla e através dos telefones (71) 98699-4584 e (71) 98130-9663 (WhatsApp).

Acelerando seu Corre
O Acelerando seu Corre vai beneficiar mais de 300 pequenos empreendedores oferecendo capacitação em criação de conteúdo utilizando a linguagem informal para gerar renda através de múltiplas plataformas digitais. O foco principal são os empreendedores por necessidades (única fonte de renda) e residentes de áreas periféricas, principalmente mulheres e mães, mas outros empreendedores também podem participar da ação. A capacitação será realizada integralmente online e terá atividades e desafios com foco em gestão financeira, vendas no digital e planejamento, através de módulos batizados com termos baianês: Pega a Visão, Corre pro Digital e Gestão Barril Dobrado.

Os participantes serão classificados a cada etapa e os 27 semifinalistas terão aulas de pitch – como despertar o interesse da outra parte pelo seu negócio. Em seguida, 10 pessoas irão para final. Os três primeiros colocados ganharão mentoria exclusiva para o seu negócio com Karine Oliveira, além do dinheiro investido e arrecadado com as inscrições.

O projeto dá início à construção do pilar de geração de renda, do Instituto CCR que há seis anos vem promovendo a transformação e o desenvolvimento das comunidades do entorno do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com o apoio, patrocínio e incentivo a projetos através de eixos sociais como cultura, saúde e educação.

26/03/2021 – CCR Metrô Bahia

Print Friendly, PDF & Email