A equipe de transição do prefeito eleito Marcelo Crivella acertou nesta terça-feira, com a Comissão de Orçamento, a inclusão de pelo menos onze novas propostas ao projeto de lei orçamentária da prefeitura para 2017, em discussão na Câmara dos Vereadores. A presidente da Comissão de Orçamento, Rosa Fernandes (PMDB), explicou que estão sendo abertas rubricas que permitem ao novo governo apoiar o estado para tentar concluir as obras da Estação Gávea da Linha 4 do metrô; implantar policiamento comunitário em áreas da cidade com maior número de assaltos a pedestres; bem como a necessidade de investir em parcerias público-privadas para ampliar a rede de creches, modernizar a iluminação pública e construir garagens subterrâneas na cidade. Há ainda um dispositivo que permite criar uma espécie de vale-cultura para a população.
A equipe de transição de Crivella também negociou com o Legislativo a possibilidade de remanejar até 30% dos recursos do orçamento. As alterações foram apresentadas por dois vereadores ligados à base de Crivella: Tânia Bastos (PRB) e Jorge Braz (PTB). A votação das emendas ao Orçamento só será no dia 14, mas Rosa acredita que a tendência é que as mudanças sejam aprovadas.
Os valores para cada um desses novos projetos são simbólicos: receberam inicialmente R$ 2017. A ideia foi garantir no Orçamento do ano que vem os programas, para que o governo administre conforme suas prioridades. Mas é claro que deverão receber mais verbas conforme a disponibilidade de caixa — explicou Rosa Fernandes.