A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai lançar neste semestre uma licitação para a compra de 34 trens zero quilômetro.
A informação é do presidente da estatal, Pedro Moro, em encontro com sites especializados em mobilidade urbana, dentre os quais o Diário do Transporte.
Segundo Pedro Moro, a linha 10-Turquesa (Rio Grande da Serra/Brás) será uma das contempladas.
Recentemente, a linha 10 recebeu uma renovação de frota com composições mais novas, de cerca de dez anos de uso, da série 7000, em substituição da maior parte da frota da série 2100, fabricada na Espanha a partir de 1974.
“A gente deve lançar um edital para a compra de 34 trens nesse ano. Neste semestre a gente deve colocar isso na rua. Inclui a linha 10. Boa parte desses trens é para atender a linha 10”, afirmou Moro.
O presidente da CPTM disse também que novos investimentos em melhorias das vias e da rede de energia vão criar condições para mais composições em circulação, como na linha 11-Coral e na extensão da linha 9-Esmeralda até Varginha.
“Você tem a licitação, média de 18 meses para fabricar o primeiro trem, mais testes, as entregas. Quase três anos e meio, quatro ano entre iniciar o processo e receber o último trem. É um processo longo, trem não é tão simples de fabricar. Quando esse processo finalizar, já vamos ter uma série de melhorias na via, na CPTM, que vão necessitar de trens extras para a operação”, explicou.
Pedro Moro ainda disse que entre os meses de agosto e setembro será retomado o contrato para a modernização do sistema de controle de trens e sinalização para a linha 10, o que vai permitir menores intervalos entre as composições.
30/07/2019 – Diário do Transporte