Companhia foi premiada na categoria maior receita operacional líquida em Transporte Ferroviário de Passageiros, com base em análise do balanço financeiro de 2020

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi premiada a operadora de transporte ferroviário de passageiros com a maior receita operacional líquida, com base no balanço financeiro de 2020, na 34ª edição do prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, da OTM Editora. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (30/11), em São Paulo, e o prêmio foi entregue ao presidente da CPTM, Pedro Moro.

“É uma honra receber um prêmio que é fruto do esforço e criatividade de toda uma equipe para alcançar resultados positivos em um ano extremamente adverso como o período de pandemia. A CPTM tem inovado em suas ações em todos os níveis de atividade com planejamento financeiro focado em incrementar as receitas acessórias, buscar o máximo de eficiência na redução de custos, mantendo a qualidade da prestação de serviços ao passageiro”, explica Pedro Moro.

Durante a pandemia da Covid-19, a companhia, assim como outras operadoras do setor, registrou impacto nas receitas tarifárias. Entretanto, a CPTM buscou alternativas para incremento financeiro. Uma das medidas colocadas em prática foi a exploração de concessões de direito de uso de espaços com remuneração por disputa pela outorga inicial e pagamentos mensais pelo uso do espaço comercial nas estações. No total, esse recurso garantiu o incremento de 57,7% em relação a 2019, sendo 26,2% parcela de concessão e 31,5% de faturamento mínimo. Na exploração publicitária e promocional foi registrado aumento de 14,8% na comparação com 2019.

Outra iniciativa que representou ganhos para a companhia foi a venda de sucatas e inservíveis por meio de leilões, que resultou na liberação de espaços e consequente redução de custos de sua estocagem. A variação foi um acréscimo de 39,4% em relação ao ano de 2019.

“Além das medidas de exploração do patrimônio, como porta de entrada de maiores recursos financeiros, a companhia implantou um plano de redução de despesas pautada em revisão de contratos, sempre mantendo o foco de reduzir despesas sem permitir que houvesse queda na qualidade dos trabalhos prestados à sociedade”, afirma Gilsa Eva Souza Costa, diretora Administrativa Financeira da CPTM.

Prêmio Maiores & Melhores
O prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte considera os resultados financeiros, em 31 de dezembro do ano anterior, das mais representativas empresas do setor de transporte e logística. Os balanços são analisados por uma equipe especializada, que também realiza o enquadramento das empresas nas respectivas categorias de atuação.

29/11/2021 – CPTM