A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou no dia 13 de abril, o edital para licitação das obras de reconstrução da Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). O edital estará disponível até o dia 16 de maio nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br e na rua Boa Vista, 175, térreo, Centro de São Paulo, onde deverão ser retirados os anexos referentes ao edital, por meio de DVD ou pen drive. O recebimento e abertura dos envelopes será no dia 17 de maio, às 10h, no mesmo local de retirada dos anexos do edital. Se não houver recursos administrativos, a estimativa é assinar o contrato em 120 dias. O prazo previsto para conclusão da obra é de 30 meses, a partir da data de assinatura da Ordem de Serviço (OS).
A nova estação terá plataformas amplas e cobertas, elevadores, escadas rolantes, sistema de orientação visual para os usuários e padronização arquitetônica, de acordo com as novas estações da CPTM, além de contemplar todos os itens de acessibilidade.
As obras de reconstrução da estação beneficiarão os moradores da zona noroeste da Região Metropolitana de São Paulo, onde embarcam com destino a Jundiaí e a cidade de São Paulo. Diariamente, a estação Francisco Morato atende cerca de 34 mil passageiros. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) atende cerca de 430 mil passageiros por dia e contempla sete municípios, entre eles Caieiras, Franco da Rocha e Campo Limpo Paulista.