CPTM lança o 1º Censo de Diversidade e Inclusão

Entre os dias 17/07 e 31/08, a companhia deu início ao processo de elaboração e aplicação do Censo com a participação de seus colaboradores

A CPTM reconhece que o sucesso e a entrega do investimento planejado passam por uma força de trabalho qualificada, talentosa e motivada. Um lugar onde pessoas capazes e comprometidas escolhem trabalhar e entregar valor. Assim, a companhia está transformando o seu ambiente organizacional, por intermédio da valorização do capital humano, com uma cultura inclusiva, intraempreendedorismo e que fomenta o crescimento profissional por meio da implantação de política de gestão de pessoas voltada à valorização humana e desenvolvimento de competências e de ações de Diversidade & Inclusão.

“Iniciamos nossa jornada rumo à uma CPTM mais inclusiva, e estamos conscientes de que o caminho para chegar aonde queremos ainda é longo. Por isso, estamos empenhados em definir compromissos e fortalecer nossas ações de D&I”, explica o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Em 2022, a CPTM deu início ao processo de elaboração e aplicação do 1º Censo de Diversidade e Inclusão com todos os empregados, a fim de conhecer melhor o perfil do colaborador. O censo, coordenado pela Assessoria de Gestão Estratégica Empresarial (ARE) da companhia, abordou as temáticas de “Gênero”, “Orientação Sexual”, “Gerações”, “Pessoas com Deficiência”, “Raça”, Religião” e “LGBTQIAP+”.

Todos os empregados foram convidados a participar do censo de forma anônima e confidencial, respondendo ao questionário disponível na plataforma interna da CPTM entre os dias 11/07 e 31/08. O total de respondentes foi de 5042 pessoas, representando 84% do público interno da Companhia.

Veja a seguir alguns dados obtidos pelo 1º Censo de Diversidade e Inclusão da CPTM:
Em um panorama geral, 51% dos respondentes se sentem incluídos pela liderança; 51% se sentem respeitados e tratados com dignidade na CPTM; e 62% se sentem seguros e confortáveis em ser quem são no ambiente de trabalho.

Entre os participantes, 19% identificaram-se como mulheres, 67% como homens, 4% não-binárie ou outros, e 10% preferiram não informar. Entre as mulheres, em número absoluto, 6 se identificaram como trans. Entre os homens, também em número absoluto, 12 se identificaram como trans.

A maior parte dos respondentes pertence à faixa etária de 35 a 54 anos (63%), seguido de 25 a 34 anos (18%) e de mais de 55 anos (16%). Há ainda os que preferiram não informar a faixa etária (3%).

De acordo com os dados de cor/raça/etnia, 51% dos colaboradores se autodeclaram da cor branca, 40% da cor negra (pardos + pretos), 3,5% da cor amarela, e menos de 0,5% como indígenas.

Em relação a orientação sexual, os dados demonstram que 91,1% se declaram heterossexual e 4,4% dos empregados se declaram LGBTQIAP+. Ressalta-se que 4,4% preferiram não dizer sua orientação sexual.

No que se refere a crença religiosa, 37% dos respondentes se declaram católicos, 26% evangélicos ou protestantes e 17% espírita. Há ainda, 12% que informam não possuírem crença ou religião e 8% que optaram por outras religiões.

O levantamento inclui também pessoas com deficiência. Em resposta espontânea, 5% dos profissionais declararam ter alguma deficiência. Desse grupo, 32% informaram ter deficiência física e 27% visual.

Próximos Passos
O universo de dados do censo vem sendo analisado de forma detalhada para priorização das ações e estruturação de um plano que inclua letramento, melhorias nos canais de denúncias, acolhimento à vítima, criação de grupos de afinidade e ações de promoção da Diversidade e Inclusão. Essas ações serão realizadas de forma conjunta entre Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GFH), por meio de uma política de Recursos Humanos adequada a esse contexto, área de Governança (GRI) e Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã, sempre seguindo o direcionamento estratégico da companhia.

A CPTM seguirá divulgando de forma transparente os principais números e insights fornecidos por cada eixo temático, bem como os planos de ação elaborados para fortalecer a inclusão e equidade em seu ambiente de trabalho.

13/12/2022 – CPTM