Serviço Expresso Leste da Linha 11-Coral também recebe novo trem
A partir desta terça-feira (4/7), os usuários contam com um novo canal de comunicação com a Companhia. É o Conexão CPTM, um chat disponível no site http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx . Durante a fase de testes, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A previsão é que os horários sejam ampliados a partir da segunda quinzena de julho.
Para utilizar o chat, basta um celular, tablet ou computador com acesso à internet para permitir a navegação no site da CPTM, onde há um ícone para o cidadão interagir on-line. O chat é operado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Permanecem à disposição dos passageiros os demais canais de comunicação, como as redes sociais (Twitter e Facebook), o telefone 0800-055-121 (24 horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949, além do formulário eletrônico disponível no site.
Novo trem na Linha 11-Coral
O novo canal de comunicação foi lançado durante evento de entrega do 14º trem, que atenderá o serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases). Equipada com os itens mais modernos de tecnologia e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a composição faz parte das 65 unidades adquiridas pela CPTM.
Esse é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha. Os demais trens serão distribuídos de acordo com a necessidade operacional.
A nova composição traz uma novidade: os monitores instalados no interior deste trem exibirão gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX. São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época.
As gravuras integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
Exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”
Local: Estação da Luz da CPTM até 8 de julho, quando será transferida para o mezanino da estação Luz do Metrô
Data: até 31 de julho