Há 17 anos a CPTM realiza ações de incentivo à leitura e nesse período foram doados mais de 300 mil exemplares, ou seja, uma média de quase 1.5 mil livros por mês nos últimos 204 meses
Nesta sexta-feira (8/9), data em que é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, a CPTM irá lançar mais uma campanha de incentivo à leitura. A companhia irá promover um ato de solidariedade e que estimule as pessoas a doarem seus livros em estações que possuem uma Geloteca.
“Ao longo de 17 anos a CPTM vem realizando ações que incentivam o passageiro à leitura durante a jornada de trens. No decorrer desse período foram feitas parcerias com o Senac, Biblioteca do Palácio Bandeirantes, Editora Terra Virgem, Lions Clube, entre outras Instituições. O objetivo principal dessas dinâmicas é promover a leitura através de atitudes tipo “bookcrossing”, que significa a troca de livros entre pessoas”, diz Rodrigo Pontes, chefe do Departamento de Marketing e Comunicação da CPTM.
Durante esses anos foram realizadas campanhas como a do Livro Livre, que promove uma corrente de leitura entre os usuários. A iniciativa tem como intuito o estímulo ao hábito de leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM.
Em 2023, de janeiro até agosto, foram doados quase 4.181 mil livros, ou seja, uma média de 523 livros por mês. Já em 2022, foram doados cerca de 6.8 mil livros, com uma média de 568 doações por mês. Nesses 17 anos de incentivos à leitura e o compartilhamento de livros, foram doados mais de 300 mil exemplares, ou seja, uma média de quase 1.5 mil livros por mês nesses últimos 204 meses.
Além do projeto Livro Livre, existem campanhas como a do ‘Adote um Livro’ e a ‘Geloteca. A ação Adote um Livro é uma iniciativa da bibliotecária Grazielli de Moraes, que a CPTM apoia, o qual promove periodicamente a distribuição de exemplares em diversas estações da companhia a partir de uma equipe de voluntários. Mais de 17 mil exemplares já foram disponibilizados.
Já a iniciativa Geloteca foi idealizada pelo professor de arte e psicólogo da educação, João Belmonte, para despertar a leitura e a troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros dessas pessoas. A ação consiste na retirada e a doação de livros durante todo o funcionamento da operação comercial das estações e não há limite para a retirada, entretanto como é um projeto voltado para atender o coletivo, os livros podem ser devolvidos após a leitura. No total, são 12 gelotecas instaladas nas estações Franco da Rocha e Água Branca da Linha 7-Rubi, Guainanases, Dom Bosco, Ferraz de Vasconcelos e Antônio Gianetti Neto da Linha 11-Coral, Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira, Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade.
Ações de cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
07/09/2023 – CPTM