O documento reúne todas as iniciativas na Semana de Inovação e do Hackathon 2021 e o lançamento faz parte da comemoração dos 30 anos da CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM lança o Caderno Smart Stations in Smart Cities que reúne todas as inciativas e informações resultados da 1ª Semana de Inovação e Hackathon, organizada pelo Comitê de Inovação da companhia em 2021. O lançamento digital do volume integra as comemorações dos 30 anos da CPTM.
Com quase 80 páginas, o documento representa o compromisso da companhia em contribuir com a mobilidade das regiões em que atua e o empenho em fomentar um ambiente inovador, estabelecendo conexão com as diversas entidades da sociedade, para desenvolver soluções e iniciativas que ajudem a melhorar a vida cotidiana de quem utiliza serviço de transporte sobre trilhos.
“Estamos direcionando a empresa para atuar de forma inovadora no ecossistema da mobilidade, favorecendo a integração entre modais, pensando em estações inteligentes, criando ambientes qualificados em trens, estações e entornos para tornar o ir e vir das pessoas cada vez com mais qualidade. Grande parte dos nossos passageiros passa o maior tempo viajando nos trens e andando nas estações nos deslocamentos entre casa, trabalho e estudo, para além de garantir a qualidade da prestação de serviço, nosso esforço deve estar voltado também para agregar conforto e conveniência nesse caminho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Para Renata Miyasaki, chefe do Departamento de Planejamento da Mobilidade e Pesquisa da CPTM e integrante do Comitê de Inovação, o volume relata as iniciativas já implantadas pela companhia e também traça uma diretriz para os próximos passos. “Esse material renova o compromisso com o processo de construção de uma empresa que tem entendido o seu papel na sociedade e a sua importância na construção de uma cidade mais inteligente”, completa.
O caderno traz o resumo de ações já implementadas pela CPTM para a melhoria da experiência do passageiro, como Estação Sustentável Vila Olímpia e Cidade Jardim, a Infraestrutura Verde, incluindo os jardins de chuva, o Expresso Turístico. Nesse contexto também estão as iniciativas internas, como as plataformas colaborativas e projeto InoVagão para cursos e programas inovadores com participação dos funcionários.
A ocupação dos espaços das estações para a promoção de atividades socioculturais, de saúde e bem-estar também é uma forma de tornar as estações não apenas um lugar de passagem, mas também de integração ao dia a dia das pessoas.
No conteúdo também estão relacionados os projetos vencedores do desafio do Hackathon, que trouxeram propostas de melhorias para o sistema de transporte e para o atendimento aos passageiros da CPTM.
O conteúdo completo do “Caderno Smart Stations in Smart Cities” pode ser acessado no link http://ion.sp.gov.br/documentos/Caderno-Smart-Stations.pdf .
30/05/2022 – CPTM