CPTM confirma o compromisso com os passageiros do Alto Tietê com obras em diversas estações

Companhia atua na melhoria do tempo de viagem e bem-estar dos passageiros das duas linhas que atravessam a região

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou na última sexta-feira (23/09) o processo de licitação para a execução de obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, na Linha 12-Safira. Mas esse importante passo para modernizar e tornar acessível essa estação não foi a primeira e muito menos será a única melhoria para a população do Alto Tietê – que inclui os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos, que possuem paradas de trens da companhia.

Nesta terça-feira (27/09) a CPTM detalhou o projeto de reforma para a garantia da acessibilidade da Estação Aracaré, cuja sessão pública será realizada em 18 de outubro, às 10h; mostrou as obras em andamento e os projetos que serão licitados em breve.

Aracaré localiza-se no município de Itaquaquecetuba e é a única da Linha 12-Safira que ainda conserva a edificação da estação original, inaugurada em 1950. Entretanto, a parada não é tombada pelos órgãos de regulação do Patrimônio Histórico, e para que todas as normas de acessibilidade e segurança passem a ser plenamente atendidas será necessária a demolição do prédio principal, atualmente localizado entre as duas plataformas.

A estação passará a ter elevadores, uma nova passarela, rotas táteis, um novo saguão de entrada, um bicicletário com 245 vagas, e o piso da plataforma será devidamente regularizado para garantir que, além do nivelamento do piso da plataforma ao material rodante, promova-se a diminuição do vão entre o trem e a plataforma.

Também são contempladas intervenções para o atendimento às condições de conforto dos colaboradores previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e soluções de segurança contra incêndio e de rota de fuga para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O projeto para a reforma da Estação Aracaré prevê que a duração das obras seja de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço – o que ocorre depois da licitação, análise de propostas e documentação e homologação do processo. A estimativa da CPTM é que o investimento na obra seja da ordem de R$ 50 milhões – mas o valor correto somente será confirmado após a homologação.

“Mas é importante dizer que o projeto de Aracaré, assim como os de outras estações da região, já estão previstos no orçamento estadual”, explicou Eduardo Tavares, gerente de projetos da CPTM.

Melhorias para o atendimento da região do Alto Tietê
As Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem a região do Alto Tietê, estão recebendo diversas obras de melhorias, sempre com o objetivo de tornar a viagem do passageiro da zona leste da capital paulista e do Alto Tietê mas segura e confortável.

Na Linha 11-Coral, por exemplo, desde o último dia 25 de abril, o tempo médio de viagem foi reduzido em 10%, de 70 para 63 minutos na viagem de ponta a ponta. A velocidade média aumentou de 43,58 km/h para 48,42km/h, graças a melhorias promovidas pela área de operação e manutenção da companhia nas estratégias operacionais.

Outras medidas adotadas pela CPTM que têm como objetivo facilitar a vida dos passageiros são:
• No início de abril, o Governo de São Paulo autorizou a liberação de recursos para que a CPTM conduza e elabore o projeto de reforma da estação Mogi das Cruzes. Além das obras de modernização, o local receberá uma nova passarela, que servirá como solução para a passagem em nível. “Neste momento, estamos em uma fase de estudo preliminar da passarela. Já temos uma ideia de como ela será, ela será acessível e terá inclusive uma área para exploração comercial, com o objetivo de reduzir os custos de manutenção do local”, disse Tavares, que lembrou ainda que, apesar da passagem ser construída pela companhia, a administração deve ficar por conta da Prefeitura de Mogi das Cruzes, mas esse assunto ainda não está completamente definido.

“A região do Alto Tietê tem o benefício dos apoios de todos os prefeitos para que as obras saiam o papel e beneficiem a população o mais rápido possível”, disse o gerente.

A licitação da estação, cujo projeto está sendo desenvolvido internamente, está prevista para o primeiro semestre de 2023 e o mesmo modelo de projeto será adotado para as outras três estações do munícipio – Estudantes, Jundiapeba e Braz Cubas – com previsão de elaboração a partir de 2023.

• Em março, a CPTM deu início às obras de construção de quatro sanitários públicos (dois masculinos e dois femininos) na Estação Braz Cubas, sendo dois deles acessíveis, uma antiga demanda da população de Mogi das Cruzes. As obras devem ser concluídas em outubro e, após a conclusão, todas as 59 estações da companhia terão sanitários disponíveis aos passageiros.

• Desde 06/06 a CPTM adota uma nova estratégia operacional para embarque dos passageiros na Estação Calmon Viana. Os trens que partem sentido Estação Brás passam a utilizar a plataforma 3, que é integrada à plataforma 2 onde ocorre o embarque com destino à Estação Estudantes, da Linha 11-Coral. Essa mudança permite a troca de composições entre as duas linhas no mesmo nível, garantindo rapidez na transferência e condições acessíveis. Antes, os trens da Linha 12-Safira paravam na plataforma 4 e o passageiro precisava mudar de local, atravessando uma passarela de pedestres, para pegar o trem sentido Estudantes (Linha 11).

Na Linha 12-Safira, até meados de 2020, o tempo de percurso de 63 minutos era de ponta a ponta, resultado de interferências na via e locais com baixo limite de velocidade, o que impossibilitava que o tempo de viagem fosse menor. A partir de 2019 foram feitos vários estudos que mostravam que seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos.

As correções foram feitas e a CPTM pôde reduzir o tempo de viagem em dez minutos – de 63 para 53 minutos – nos dois sentidos, e esta redução possibilitou ainda uma correção na tabela horária que permitiu alteração nos intervalos de pico entre os trens, passando de seis para cinco minutos e meio.

Outras obras em andamento e previstas para melhorar ainda mais a linha são:
• As obras civis de adequação de acessibilidade da Estação Eng. Manoel Feio tiveram início em 28 de janeiro. No momento, está sendo realizado o alteamento de plataformas, a fundação da ampliação da plataforma 1 e da futura passarela, além da fundação das salas técnicas, bicicletário e caixa d’agua. A execução das obras civis e instalação de sistemas têm prazo de execução de 30 meses, sendo 18 meses para a execução dos serviços;

• O projeto de reforma da Estação Itaquaquecetuba está em desenvolvimento e publicação do edital das obras ocorrerá em 2023. “Além das obras que tornarão a estação acessível, estamos considerando o fato de que ela será interligada com um terminal de ônibus que será construído pela prefeitura ao lado”, disse Tavares.

De acordo com o gerente de projetos, a CPTM tem um projeto de tornar todas as suas estações acessíveis, não apenas as do Alto Tietê. Atualmente, 39 das 57 estações da companhia já são acessíveis para os passageiros.

28/10/2022 – CPTM

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