Artistas prestarão homenagens nas estações Brás, Tatuapé, Santo André e Suzano
Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Para celebrar a data, os muros das estações Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Santo André (Linha 10-Turquesa) e Suzano (Linha 11-Coral) estão recebendo grafites de diversos artistas em homenagem às mulheres.
Na Estação Brás, cerca de 16 mulheres ilustrarão o Espaço Cultural da CPTM, expressando diferentes visões do mundo em um mural misto. Artistas como Clara Left, Mura, Lady brown, Suzue e Vivian Vick assinarão o imenso painel coletivo. O público poderá conferir a preparação e finalização da arte entre os dias 7 e 8.
Já na Estação Tatuapé, o artista visual Walney Martins, mais conhecido como Negritoo, será o responsável por revitalizar o espaço. O grafite será realizado no dia 8 e homenageará a diversidade feminina, com mulheres de diferentes etnias e origens retratadas em um único rosto.
A Estação Santo André também ganhará novas cores, a partir do dia 7. O grafiteiro Carlos Croma, que utiliza a técnica do calligraffiti, que mistura elementos do grafite com a caligrafia, fará sua homenagem “estampando” palavras de representatividade do universo feminina, em uma das plataformas de embarque.
Na Estação Suzano, Linha 11-Coral, o artista Ruy Guanaes concluiu no sábado, dia 2, seu grafite no muro próximo ao bicicletário. A obra retrata o cotidiano das paulistas que batalham diariamente para realizar seus sonhos e trazer sustento às famílias. Com cores e alegria, o trabalho é um convite para a reflexão sobre o dia a dia e a vida da mulheres na Grande São Paulo.
Arte Urbana na CPTM
A CPTM apoia a arte urbana para se aproximar do público jovem e incentivar a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização do grafite. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana.
Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes. Além das comunidades convidadas, as ações de grafite contam com o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.
01/03/2019 – CPTM