Local estará interligado com a Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, que será concluída ainda este ano
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou, nesta segunda-feira (05/09), a Ordem de Serviço para o início das obras do Terminal Varginha, que estará interligado à futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, que tem obras em andamento e previsão de entrega à população ainda este ano.
Assinaram o contrato o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve; diretor de Engenharia, Obras e Meio-Ambiente da CPTM, Marcelo Machado; diretor de Administração e Infraestrutura da SPTrans, Anderson Clayton Nogueira Maia, e o sócio da Paulitec Construções (empresa que venceu a licitação para a construção do terminal), Pedro Paulikevis.
Para o secretário dos Transportes Metropolitanos, o Terminal Varginha é de extrema importância para a Zona Sul da capital paulista. “Será um enorme benefício para a população, assim como a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e a futura estação Varginha”, disse Assalve.
“O início da construção do Terminal Varginha é um orgulho para a CPTM e para São Paulo. As pessoas que utilizarem o local, terão mais tempo no dia, o que significa um ganho enorme na qualidade de vida”, afirmou Marcelo Machado.
A implantação do terminal urbano de integração faz parte de um convênio assinado entre a CPTM e a SPtrans em maio de 2020 para viabilizar recursos para a construção, sob responsabilidade da CPTM, acompanhamento e fiscalização em conjunto com a SPTrans. O novo terminal de ônibus, implantado na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, junto à futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, amplia a integração entre modais rodoviário e trilhos para atender à demanda de passageiros da região do extremo sul de São Paulo.
Pelo contrato, serão 24 meses para execução dos serviços. O novo terminal atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso.
O escopo técnico prevê a realização de obras civis que contemplam a implantação de acesso viário ao terminal, implantação de acessos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade aos critérios e parâmetros da NBR 9050. Também está prevista a implantação de plataformas de passageiros, construção dos edifícios operacional e de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas.
Além disso, será elaborada a infraestrutura do local, com implantação de sistemas de energia, soluções sustentáveis com captação de energia solar e aproveitamento de águas pluviais, bem como equipamentos de segurança com instalações de proteção e combate a incêndio.
“O terminal que iremos construir irá ajudar no dia a dia das pessoas, e será uma honra concluir esse projeto que irá beneficiar a região do extremo sul de São Paulo”, afirmou Pedro Paulikevis.
“Prevemos que a mobilidade seja excelente na região de Varginha com o terminal e a nova estação, o que significa qualidade de vida para a população que iremos atender”, completou Anderson.
06/09/2022 – CPTM