CPTM adotará nova ferramenta para elevar eficácia da escala de maquinistas

Sistema irá planejar, monitorar e controlar as ações e soluções por meio de ferramenta que otimiza o uso da mão de obra dos mais de 1.140 maquinistas da companhia

Na última quinta-feira (28/04), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou, após um processo de concorrência internacional, um importante contrato para aumentar a eficácia das escalas de maquinistas da companhia, melhorando a eficiência da operação e beneficiando quem mais importa: o passageiro.

O sistema desenvolvido pela empresa espanhola Goal Systems tem como objetivo aprimorar a alocação dos maquinistas às atividades de condução e demais serviços da rotina de trabalho de uma forma mais rápida e eficaz, demandando menor tempo e esforço nessa tarefa. Além disso, as equipes que até então realizavam o trabalho de elaboração de gráficos e escalas de forma manual agora poderão desenvolver suas atividades de forma mais rápida, visto que a ferramenta automatiza grande parte dessas funções.

Desta forma, a solução irá planejar, monitorar e controlar as ações e soluções por meio de um sistema moderno que otimiza o uso da mão de obra dos mais de 1.140 maquinistas da CPTM, trazendo maior agilidade à tomada de decisões e reduzindo o tempo necessário para implantação de novas estratégias, possibilitando o acesso contínuo da manutenção e obras de modernização no sistema da CPTM, com o menor impacto possível.

O Sistema Gerenciador de Planejamento de Viagens e Escalas possui como diferencial o fato de integrar as principais atividades operacionais em um único local. É possível em um mesmo produto elaborar os gráficos horários contendo a programação das viagens e já alocar os maquinistas que irão realizar essas viagens. Pode ainda durante a elaboração da escala, acrescentar demais atividades para os maquinistas, como realização de exames periódicos e solicitações de trocas de folga.

O prazo para que o sistema entre em operação assistida é de 9 meses após a assinatura do contrato, visto que é necessário que alguns parâmetros sejam customizados e ajustados de acordo com a realidade da operação da CPTM.

“Durante toda a sua história, a CPTM foi pioneira em diversos avanços no setor metroferroviário, inovando sempre na busca de melhorias para a mobilidade em sua área de atuação. Visando manter esse histórico de modernizações contínuas, focando dessa vez em seus processos, para alcançar um novo padrão de qualidade foi contratado o Sistema Gerenciador de Planejamento de Viagens e Escalas, que entra como um grande facilitador da gestão operacional, à medida em que consegue otimizar o uso dos recursos humanos envolvidos diretamente na operação”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

“A implantação deste sistema vai ao encontro do alinhamento dos objetivos estratégicos e de qualidade operacional, tornando possível para a Gerência de Circulação e Controle Operacional o aproveitamento racional do trabalho de maquinistas e demais colaboradores da operação se faz indispensável para a entrega de bons resultados na forma de viagens seguras e regulares”, completa o presidente da CPTM.

02/05/2022 – CPTM