Em junho, comitiva do país considerado um dos mais comprometidos com a sustentabilidade no mundo será recebida em Porto Alegre, São Leopoldo e Guarulhos
A Aerom – empresa brasileira detentora da tecnologia Aeromovel – assinou, nesta terça-feira (23/05), acordo para o licenciamento e implantação do sistema na região metropolitana de San José, na Costa Rica. O documento também foi firmado pela Movilisa Holding, consórcio responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) e constituído por empresários da Costa Rica e do Panamá; pela Incofer, Companhia Ferroviária costarriquenha e poder concedente; e a cidade de Alajuela, onde está localizado o Aeroporto Internacional Juan Santamaria (SJO), o mais importante do país.
Esta etapa de estudos de viabilidade técnica e econômica é uma das obrigatórias do projeto, cujo objetivo é proporcionar uma alternativa de transporte confortável, seguro e ecologicamente correto tanto para os moradores quanto para os turistas. “Há dois anos, eles vinham avaliando a aplicação, incluindo o custo de implantação. E há total sintonia com o Aeromovel porque, sendo o meio ambiente uma preocupação de Estado em uma das nações mais sustentáveis do planeta, a Costa Rica valorizou a comprovada eficiência energética do Aeromovel, que pode chegar a ser 80% mais econômico do que os sistemas convencionais, como o ônibus”, explica o CEO da Aerom, Marcus Coester. Dentro de um contexto no qual as mudanças climáticas, representam um desafio global, a Costa Rica reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, complementa o executivo, lembrando que, em reconhecimento a esses esforços o país foi nomeado pela ONU como “Campeão da Terra” em 2019.
Com aproximadamente seis quilômetros de extensão, o Aeromovel deverá conectar o novo terminal de ônibus da FECOSA, localizado no centro da província, com o futuro terminal situado na INVU Las Cañas e o Aeroporto Internacional Juan Santamaria (SJO). Esta é a linha piloto de uma estratégica de mobilidade sustentável para toda a região metropolitana de San Jose.
Responsável pela tecnologia, engenharia básica, suporte técnico, fiscalização e certificação na Costa Rica, a Aerom está organizando um núcleo de atuação em Alajuela. Essa equipe trabalhará de forma coordenada com o time da sede em São Leopoldo, que já presta serviços similares para o projeto do Aeromovel no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo. Marcopolo, Chicago Blower, Pandrol e Siemens figuram entre os parceiros estratégicos na América Central.
Por meio da utilização de veículos leves e eficientes movidos a ar, o sistema oferece uma experiência de viagem rápida, confortável, livre de ruídos e emissões, contribuindo para a mobilidade urbana e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Diante do congestionamento nas estradas e do consequente impacto ambiental, o diretor do Consórcio Movilisa Holding, Humberto Ureña, considera o Aeromovel um transporte inovador que combina tecnologia avançada e sustentável com impacto positivo no meio ambiente. “Ele oferece a solução correta de acordo com o compromisso de um país verde, que busca constantemente a proteção da natureza, sendo amigável e respeitoso com seu meio ambiente. Portanto, nosso objetivo é assinalar um marco na história do transporte sustentável na cidade de Alajuela ao promover o desenvolvimento urbano inteligente”, detalha Humberto Ureña.
No início de junho, uma comitiva da Costa Rica, liderada pelo prefeito de Alajuela, Humberto Soto Herrera e integrada por lideranças políticas e empresariais, virá ao Brasil. O grupo visitará a estrutura da empresa em São Leopoldo, o Aeromovel de Porto Alegre e a obra que está sendo executada no Aeroporto de Guarulhos.
Sobre a Tecnologia Aeromovel
A Aerom, detentora da tecnologia Aeromovel, é uma empresa dedicada ao fornecimento e implantação de sistemas de mobilidade. Integra o Grupo Coester, que desenvolve há 63 anos produtos e soluções em diversas áreas da indústria, sendo uma referência em segmentos como os de automação e de mobilidade urbana.
A tecnologia do Sistema Aeromovel é reconhecida e patenteada em diversos países no mundo, sendo comprovadas a alta eficiência, segurança e economia. Possui uma linha em Jacarta – Indonésia, que opera continuamente há 29 anos e já transportou mais de 25 milhões de passageiros.
Desde 2013, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) opera um sistema de shuttle aeroportuário de 1.010 metros de extensão, tendo transportado mais de 6 milhões de passageiros.
Atualmente, a Aerom lidera o consórcio AeroGRU, responsável por construir e operar uma linha com 2,7 km, conectando os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos com a Linha 13 da CPTM. Serão quatro estações a proporcionar comodidade, segurança e agilidade aos passageiros e frequentadores do maior aeroporto da América do Sul.
25/05/2023 – AEROM