Apesar da redução de demanda, os sistemas estão mantendo a oferta de trens para atendimento à população.
Os operadores de sistemas de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de todo o Brasil registraram redução média de 43% na quantidade de passageiros transportados até essa 4ª feira (18/03). Alguns operadores já registram queda de 60% na demanda. Mesmo assim, os sistemas de todo o País mantêm os mesmos níveis operacionais de antes da pandemia do Coronavírus, buscando manter a oferta e a regularidade de trens para atender à população. Essa ação dos operadores brasileiros surge como mais uma das medidas preventivas visando aumentar o espaçamento entre os passageiros que precisam se deslocar no transporte público.
Os operadores metroferroviários redobraram os cuidados com a limpeza das estações e trens, principalmente nos locais de maior contato com a população, como bilheterias e corrimãos, para evitar a contaminação dentro dos sistemas.
Reforçamos que a crise instalada em função do Coronavírus só vai passar com a colaboração de todos e, por isso, os operadores estão reforçando suas campanhas de comunicação pedindo que a população siga as orientações de prevenção apresentadas pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de saúde.
Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos – ANPTrilhos