Mesmo com a redução de demanda, os sistemas continuam operando com regularidade
Os sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) registraram uma queda média de 82% na quantidade de passageiros transportados na última semana devido à pandemia do coronavírus. O setor transporta mais de 11 milhões pessoas por dia útil e a redução de passageiros tem sido crescente nos últimos dias.
Mesmo com a queda de demanda, os operadores metroferroviários estão mantendo a regularidade na prestação do serviço de transporte, garantindo o deslocamento das pessoas que dependem desse modo de transporte, como os profissionais dos serviços essenciais como saúde, segurança e comércio.
Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a limpeza de estações e trens foi reforçada, principalmente em locais de maior contato como bilheterias e corrimãos. Equipamentos de proteção, como máscaras, estão sendo disponibilizados para os profissionais do setor e os funcionários que fazem parte do grupo de risco de contaminação, que são as pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas, foram afastados de suas atividades operacionais.
As campanhas de comunicação com os passageiros também foram intensificadas com orientações para que a população siga as recomendações dos órgãos de saúde como cobrir a boca ao tossir, lavar as mãos com frequência, entre outras.
“Todas essas medidas são necessárias para prevenir a transmissão do vírus e os operadores metroferroviários não medirão esforços para manter o atendimento adequado à população”, destaca Joubert Flores, Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos).
A ANPTrilhos reforça que todas as ações são necessárias para a continuidade da operação dos sistemas de transporte de passageiros em todo o Brasil.
Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos – ANPTrilhos