A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) divulga hoje a lista das sínteses de artigos técnicos para desenvolvimento e participação na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 114 foram selecionados para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.
Os autores têm até o dia 24 de julho de 2022 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição – www.aeamesp.org.br/trabalhos . Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.
Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 7 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 13 de setembro.
O 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.
Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento de artigo por categoria:
Artigos que concorrem ao 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU:
CATEGORIA 1
●Aplicação do Analytic Hierarchy Process na Avaliação de Projetos para Trens Turísticos no Brasil
●Análise de sensibilidade dos novos modelos de divisão modal do Metrô de São Paulo
●Calculando Acessibilidade por meio da Mobilidade
●Distribuição espacial das viagens por transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo
●Gerenciamento de Programas: ampliando o foco da gestão orientada a entregas para benefícios
●Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro
●O porque dos baixos investimentos no transporte ferroviário do Brasil
●Planejamento da expansão do metrô na cidade do Rio de Janeiro
●Regulamentação da Política de Subsídios Tarifários do Metrofor
●Remodelação da Linha Oeste do Metrofor para a mitigação do efeito barreira
●Resultados de uma possibilidade metodológica de índice de caminhabilidade para entorno de estações D
●Simulador para cálculo dos carregamentos e fatores teóricos da demanda da L15_Método Defasagens
●Um novo modelo de negócios metroferroviário: Aplicação ao sistema do Metrô do Recife
CATEGORIA 2
●A análise energética como ferramenta de valoração do impacto ambiental dos sistemas de transportes
●A Importância da Gestão de Clima Organizacional para Obtenção de Maior Engajamento de Equipes
●A liderança no pós-pandemia e sua importância na construção de ambientes psicologicamente seguros
●Análise de expansão nos serviços de trens metropolitanos de maneira mais eficiente em termos energéticos
●Aplicação de Business Intelligence na Gestão do Conhecimento – Desenvolvimento Ágil (SCRUM)
●BSC e OKR – Combinação perfeita para atingir e manter resultados coletivos exponenciais (10X Mais)
●Combate à Covid19: aperfeiçoamento dos processos de limpeza de trens e geração de impactos positivos
●Construção sustentável em linhas futuras do Metrô de São Paulo
●Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens
●Estudo ambiental em conjunto ao anteprojeto de engenharia resultados na perspectiva do licenciamento
●Gestão de ativos na melhoria das portas dos trens do Metrô de São Paulo
●Gestão do Conhecimento – um estudo de caso: GSOFLIX
●Implantação de aplicação em ambiente de internet da rede metroviária para atendimento de consultas
●Metodologia integradora e inovadora para redesenho de processos – case na inspeção do Metrô-SP
●Paisagismo como Infraestrutura de drenagem nas estações ferroviárias – Jardim de Chuva
●Sustentabilidade e inovação tecnológica por meio da regeneração de óleo
CATEGORIA 3
●Automação das linhas de bloqueio para gestão inteligente do acesso às plataformas de embarque
●BIM e Linguagem de Programação Visual: parametrização, padronização e extração de planilhas
●Centro de Inteligência da Manutenção – Transição para manutenção preditiva
●Classificação da suspensão de trens a partir de redes neurais alimentadas por dados de acelerômetro
●Construção de paredes diafragmas com análise do tempo de contato entre armadura e a lama bentonítica
●Controle de sobretensão causada por frenagem regenerativa no sistema metroferroviário de Belo Horizonte
●Dispositivo para medição de força de acionamento do “booster” de truques dos trens Alstom e Mafersa
●Melhorias na Linha 10 – Turquesa da CPTM
●Monitoramento Embarcado de Termografia para Manutenção Preditiva na Via Permanente Metroviário
●Rota em tempo real
●Segurança Cibernética nos Trilhos – Aplicação Prática em Projetos de Sistemas
●Sistema Autônomo de Inspeção de Dinâmica de Via Permanente – NomadVibe
●Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista
●Sistemas antifurto para sinalização ferroviária – Estudo de caso aplicado na linha 7 (Rubi) da CPTM
●Supervisão do sistema de alimentação elétrica da sinalização ferroviária
●Uso de Rádio Frequência para automação de passagens em nível de vias não segregadas
Artigos que não concorrem ao Prêmio:
CATEGORIA 1
●A gestão de projeto de Habitação de Interesse Social para famílias atingidas pela Linha 15 do Metrô
●Cenários socioeconômicos no novo modelo de previsão de demanda do Metrô de São Paulo
●Microacessibilidade nas estações de metrô: uma proposta de metodologia de levantamento de requisitos
●MVP como ferramenta de análise da demanda potencial por espaços de coworking na estação SCT
●Site Notificação de Registros
●Smart Station in Smart Cities: A Semana de Inovação CPTM & Hackathon aberto 2021
●Uso e Ocupação do Solo – Uma reflexão sobre as transformações da área urbana metropolitana
●Utilizando a metodologia NET BACK para testar a viabilidade em projetos de trens turísticos
CATEGORIA 2
●A importância das Ações Solidárias promovidas pela CPTM: engajamento no apoio de projetos sociais
●Capacitações Especiais como instrumento para humanização no atendimento ao passageiro
●ChatBot: Inovação para melhor experiência do cliente
●CPTM criando a Mobilidade Sustentável
●Diferenças raciais no entorno das estações do transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo
●gentileza como linguagem de transformação comportamental no transporte de massa
●Gestão Integrada do Orçamento de Materiais e Serviços Operacionais
●GOP Blended Learning: Ensino híbrido para capacitação técnico operacional na gerência de operações
●GOP Network Learning: tecendo a rede colaborativa de educadores da gerência de operações do Metrô
●Iniciativas ESG Integradas à Gestão de Riscos Corporativos
●Melhoria contínua e foco no cliente: Estudos de aprofundamento da Jornada do Cliente CPTM
●Memória Ferroviária: Criação do Centro de Documentação, Memória, Arte e Cultura da CBTU João Pessoa
●MetrôEAD – Apoio na construção da capacitação técnica para a excelência na prestação de serviço
●MetrôExpert – Garantia da melhor estrutura de gestão e execução da capacitação técnica operacional
●MetrôGames – Fábrica de games para inovar no processo de capacitação técnica de alta qualidade
●Metrônline – Agilidade e assertividade na atuação de todos os stakeholders envolvidos na operação
●MetrôTUBE – Capacitação Técnica com inovação para desenvolvendo e aumento do senso pertencimento
●MetrôzOOm – Foco no aprendizado por meio da ampliação de detalhes dos equipamentos e sistemas
●Modernização Estrutural de Estações sustentáveis de trem resultando na redução de impactos ambientais
●Nós somos Acervers! – Estratégia de engajamento por meio de abordagem lúdica
●O capital intelectual afeta o desempenho financeiro das empresas de transporte urbano metroviário
●O Protagonismo dos Manuais de Treinamento no processo de capacitação técnico operacional
●Parcerias de sucesso para um Metrô mais Cidadão
●Projeto Você Sabia…
●Sistema Automatizado de Emissão de Avisos Sonoros nas Estações da CPTM
●Uma análise sobre a inserção da formação de profissionais na área metroferroviária
●Utilização de águas do lençol freático nas obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô-SP
CATEGORIA 3
●70 anos de monotrilhos ALWEG: expandindo-se ao redor do mundo com novas soluções construtivas
●A arquitetura das estações da tecnologia Aeromovel de Canoas – RS
●Abordagem cinemática sobre o conforto em viagens de trens do Metrô de São Paulo a partir de imagens
●Ampliação da frota do Expresso Turístico na CPTM
●Amplificador linear com isolamento fotovoltaico aplicado como sensor em conversores auxiliares
●Arquitetura e Engenharia no desenvolvimento de sistema de gestão de pedidos de manutenção
●Controle de fluxo de passageiros com deficiências no Metrô de São Paulo – PCDWEB
●Decifrando a operação – quadro e programa operacionais para projeto básico de uma futura linha
●Desacoplamento da base de novos empreendimentos para mitigar vibrações oriundas do tráfego dos trens
●Desenvolvimento do Supervisório de Energia de Tração Experimental para o CCO da Trensurb
●Direcionamento de intervenções no sistema ATC a partir da mineração de dados de trens em operação
●Equipamento de manutenção de relés de segurança críticos
●Equipamentos para a Segurança Pública – Tecnologia Preventiva.
●Estatística aplicada em base histórica de prazos para contratos de sistemas de linhas de Metrô
●Gestão do AVCB do Metro de SP
●Guia Digital de Cabine – Novo acesso a conteúdos digitais nos trens do Metrô de São Paulo
●Inspeção e vistoria técnica digital
●Inteligência de Dados como alavanca estratégica para a performance operacional sobre trilhos
●Internet das Coisas no Metrô de São Paulo: A IoT no monitoramento de condições ambientais
●MDL (Módulo Data Logger Metrô): um coletor de dados inteligente para sistemas metroferroviários
●Melhoria desempenho da tração nos trens frota E
●Metaverso e Realidade Aumentada como Estratégias de Marketing e Fontes de Renda Não Tarifária
●Modelo de Gestão de Manutenção, por meio do monitoramento remoto dos sistemas de telecomunicações
●Nova Abordagem de Desenvolvimento de Projeto com Uso de Modelos BIM e Integração Interdisciplinar
●Para-choque final de via para dois diferentes anti-encavalamentos trens S.100 E S.200 Trensurb
●Placa de interface.
●Planejamento operacional metroviário para atendimento de eventos e megaeventos
●Programação da Oferta de Trens no Metrô -SP: metodologia de produção na pandemia
●Reestruturação da Central de Achados e Perdidos (CAP)
●Simulação de fluxo de passageiros para estudos de layout de salão de passageiros de trens de metrô
●Simulador de porta de plataforma para teste do módulo controlador de Portas e seus periféricos (MCP)
●Utilização de eletrocentros em instalações dos sistemas de energia e sinalização da CPTM
●Utilização de redes neurais para análise de falhas de tração em motores de corrente contínua
●Utilização do software simulação de marcha e sinalização no projeto básico do Metrô-SP
SERVIÇO
28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP
13 a 16 de setembro de 2022
São Paulo – SP
Informações: www.aeamesp.org.br e eventos@aeamesp.org.br
9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
13 de setembro de 2022
Informações: www.anptrilhos.org.br/evento/premio-de-tecnologia
Sobre a ANPTrilhos
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.
Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.
Sobre a CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.
Sobre a AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.