Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Conheça 5 eventos de mobilidade urbana no Brasil e no mundo

Especialistas se reúnem de forma virtual e presencial para debater soluções, desafios e novidades

Mobilidade urbana é um dos temas atuais mais importantes. Afinal, impacta diretamente na economia, em qualidade de vida, fatores sociais, entre outros.

Prova disso é que uma pessoa pode perder cerca de 32 dias por ano no trânsito, segundo pesquisa da 99 em parceria com a Ipsos. Além disso, o tempo perdido em deslocamentos impediu a economia de ganhar R$ 111 bilhões, de acordo com um estudo divulgado em 2019 pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O futuro também é desafiador. O Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, aponta que 70% da população viverá em cidades até 2050. Nesta data, o mundo terá 10 bilhões de habitantes.

Sendo assim, discutir mobilidade urbana passa a ser cada vez mais essencial para a sociedade. Conheça abaixo eventos sobre o tema no Brasil e no mundo:

1 – Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Em suma, ela reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.

Já o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos visa reunir governantes, legisladores, formadores de opinião, investidores, a iniciativa privada e a sociedade. Assim, objetivo é debater as propostas que se relacionam à retomada dos investimentos e a ampliação do transporte estruturante nas cidades brasileiras. De forma presencial, a segunda edição foi neste ano, em Brasília.

2 – Urban Mobility Days

Por sua vez, o Urban Mobility Days ocorre a cada dois anos. Portanto, agrega dois dos principais eventos europeus sobre mobilidade urbana: o CIVITAS Forum Conference e o European Conference on Sustainable Urban Mobility Plans (SUMPs).

Em suma, o encontro é destinado a autoridades locais, políticos, governos de variados níveis, acadêmicos, organizações não governamentais (ONGs) e interessados nos temas abordados. Neste ano, o evento ocorreu em Brno, na República Tcheca, e teve como tema principal “mover pessoas e mercadorias de forma mais sustentável”.

3 – Annual POLIS Conference

Outro evento internacional é a Annual POLIS Conference. A POLIS é uma rede de cidades europeias que trabalham em conjunto para desenvolver soluções de tecnologia e inovação para o transporte local. Neste ano, o evento ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e teve como pano de fundo as inovações na mobilidade para mitigar o aquecimento global.

4 – Tomorrow.Mobility World Congress (TMWC)

Por sua vez, esse evento teve a segunda edição em 2022. Na ocasião, foram mais de 20 mil participantes presenciais e 28 mil online, com 400 palestrantes que falaram para mais de 130 países. Os temas principais do evento, que neste ano ocorreu em Barcelona, na Espanha, foram a descarbonização, o transporte público e a mobilidade pelo ar.

Entre os palestrantes da edição 2022 estavam filantropos, startups, políticos responsáveis pela área de transporte de cidades europeias e acadêmicos.

5 – Estadão Summit Mobilidade

Por fim, o Summit Mobilidade é realizado pelo Estadão, em conjunto com parceiros e patrocinadores. Anualmente, são realizados painéis temáticos, debates e apresentações de melhores práticas de soluções de mobilidade urbana.

O encontro reúne representantes de poderes públicos, de ONGs, da iniciativa privada e da sociedade civil que realizam atividades que impactam a mobilidade.

31/07/2023 – O Estado de S.Paulo / Mobilidade Estadão

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email