A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) selecionou 60 sínteses dos artigos técnicos que participarão da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Dessas 60 sínteses, 51 concorrem ao 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Agora, os autores dos trabalhos selecionados terão de produzir o artigo técnico e entregá-lo até o dia 22 de junho, juntamente com a documentação indicada no regulamento.
Os artigos técnicos selecionados foram inscritos em três categorias distintas:
Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.
Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.
Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.
Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP, o 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU visa incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.
Os vencedores de cada categoria do 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU serão conhecidos no dia 21 de agosto, durante a solenidade de abertura da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, em São Paulo.
Veja abaixo a relação dos artigos selecionados:
Categoria 1:
IMPLANTAÇÃO DE SHORT LINES NO BRASIL |
O DESAFIO DO FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL DA INTEGRAÇÃO MODAL NOS SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS |
AVALIAÇÃO DE UMA NOVA LINHA PARA O SISTEMA METROVIÁRIO EM BELO HORIZONTE SOB A ÓTICA DE CAPACIDADE E DEMANDA |
ALTERNATIVA PARA COMPARTILHAMENTO DE FAIXA DE DOMÍNIO NO PROJETO DA FERROVIA EF-118 RIO-VITÓRIA |
METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVADAS |
MAGLEV METROPOLITANO – CIDADES DO PROJETO PILOTO |
FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO ATRAVÉS DE LAND VALUE CAPTURE |
BALANÇO DOS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE VLT NO BRASIL E EXTERIOR |
REAPROVEITAMENTO DE TRECHOS FERROVIÁRIOS COM BAIXA DENSIDADE DE TRÁFEGO EM PROCESSO DE DEVOLUÇÃO |
ESTAÇÃO ITAQUERA: DILEMAS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES ESPACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO |
LINHA 5-LILÁS: MOBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL |
Categoria 2:
ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO DE USUÁRIOS NAS ESTAÇÕES DO TRENSURB PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES |
INOVATONA – 1ª MARATONA DE DESAFIOS E INOVAÇÃO DA GERENCIA DE MANUTENÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO |
SUBSTITUIÇÃO DE EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO POR EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS, COM CONTRATAÇÃO PELO MAIOR RETORNO ECONÔMICO UTILIZANDO-SE REGRAMENTO DA LEI DAS ESTATAIS (LEI 13303/2016) |
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA |
ESTUDO PARAMÉTRICO DA EMISSÃO DE POLUENTES DE UM VEÍCULO FERROVIÁRIO |
APLICAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) EM TREINAMENTOS OPERACIONAIS DE MAQUINISTAS DAS LINHAS 8 E 9 DA CPTM |
IMPLANTAÇÃO DE PORTAL COLABORATIVO APLICADO A SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: CASE SUPERVIA |
COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO |
SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL NAS OFICINAS E ABRIGOS DO MATERIAL RODANTE |
NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ |
A EXPERIÊNCIA COM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GERÊNCIA JURÍDICA DO METRÔ – SP |
PROGRAMA DE SUPERVISÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE EQUIPE. |
CONSTRUÇÃO DE RÉPLICA DO CARRO LÍDER DO TREM A35 PARA O EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO |
SUSTENTABILIDADE EM ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS: ESTUDO DE CASO DA NOVA ESTAÇÃO JARAGUÁ. |
PARCERIA ENTRE METRO E CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO NO TREINAMENTO DE RESGATE DE VÍTIMA PRESA SOB O METROCARRO |
Categoria 3:
DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE MANUTENÇÃO PREDITIVA EM CIRCUITOS DE INTERTRAVAMENTO – MPI |
ROBUSTEZ DOS SISTEMAS METROVIÁRIOS |
GESTÃO DE ATIVOS – ADEQUAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO DO METRÔ-SP ATENDENDO A NORMA ABNT NBR ISO IEC 17025 E AUMENTO DE CONFIABILIDADE DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS. |
GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DAS FALHAS |
SISTEMA DE APONTAMENTO DEFEITOS RONDAS DE LINHA COM UTILIZAÇÃO DE APP |
ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM LOCOMOTIVAS: UTILIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO NORMAL PARA DEFINIR OS LIMITES DE ALARMES DAS FREQUÊNCIAS ESPECIFICAS DE FALHAS EM COMPONENTES ROTATIVOS DE LOCOMOTIVAS. |
GESTÃO DE INTERFERÊNCIAS NAS OBRAS CIVIS DAS ESTAÇÕES DA LINHA 15 – PRATA – TRECHO SÃO LUCAS – SÃO MATEUS |
APLICAÇÃO DE SENSORES DE VIBRAÇÃO E RUÍDO NOS TRILHOS PARA DETECÇÃO DE DANOS EM RODAS FERROVIÁRIAS |
METODOLOGIA DE ANÁLISE DE FALHAS EM ROLAMENTOS FERROVIÁRIOS |
PERSONAL SPACE – APLICAÇÃO DO CONCEITO NA DETERMINAÇÃO DOS NÍVEIS DE SERVIÇO EM SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DE PASSAGEIROS |
OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO COM APLICATIVO MOBILE |
ESTRUTURAÇÃO DOS PLANOS PREVENTIVOS DE VAGÕES PELO MONITORAMENTO WAYSIDE NA VLI |
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS BIM DE ELEMENTOS PADRONIZADOS DE ARQUITETURA DO METRÔ-SP |
INTEGRAR SISTEMAS COMEÇA COM “P” |
SISTEMA DE VISUALIZAÇÃO REMOTA E HISTÓRICA DE PAINÉIS OPERACIONAIS |
ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO CANAL DE VENDA DE BILHETES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO |
SIMULAÇÃO POR EVENTOS DISCRETOS DE UM TERMINAL FERROVIÁRIO DE CARGA |
MODELAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO EM APLICAÇÕES FERROVIÁRIAS VIA OTIMIZAÇÃO POR BIG DATA |
PRÁTICA DE FISCALIZAÇÃO E ATO NA EXECUÇÃO DE TÚNEL DE BAIXA COBERTURA. ESTUDO, SEGMENTO E DESAFIO |
REDUÇÃO DE FALHAS DO SISTEMA DE FRENAGEM DOS VAGÕES DA EFC |
MANUTENÇÃO BASEADA EM CONDIÇÃO: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DOS FUSÍVEIS DE SAPATA COLETORA DE TERCEIRO TRILHO NOS TRENS DO METRÔ-SP |
PROCESSO DE MANUTENÇÃO DOS NOVOS MOTORES DE TRAÇÃO AC NAS FROTAS DO METRÔ DE SP |
A IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SISTEMAS SOBRE TRILHOS SOB A ÓTICA DA QUANTIDADE DE PASSAGEIROS ATINGIDOS POR UMA QUALIDADE DEFICIENTE NO SERVIÇO PRESTADO |
O GERENCIAMENTO DO ATRITO NO METRÔ RIO |
ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE PAINÉIS DE AÇO EM VAGÕES |
Trabalhos que não concorrem ao Prêmio:
CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ |
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO PÁTIO DE MANOBRAS E MANUTENÇÃO GUIDO CALOI DA LINHA 5 DO METRÔ-SP. |
MEDIDAS MITIGATÓRIAS DE FATALIDADES DE FAUNA EM MALHAS FERROVIÁRIAS |
TRILHA DE APRENDIZAGEM DE CONTRAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS – UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER CORPORATIVO |
REURBANIZAÇÃO, PAISAGISMO E CICLOVIA SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO |
ANÁLISE COMPORTAMENTAL NA CONDUÇÃO DE TRENS DE CARGA NA EFVM |
IMPLANTAÇÃO DA ANÁLISE PREDITIVA DE FALHAS, UTILIZANDO O SISTEMA DE GERENCIAMENTO EMBARCADO |
DETECTORES DE IMPACTO DE RODAS: DEFEITOS SUPERFICIAIS EM RODAS DE LOCOMOTIVAS E SUAS CAUSAS. |
ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE (HRO): PODEMOS DIZER QUE OPERADORAS DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS SÃO UMA HRO? |
Clique aqui e conheça o regulamento completo do 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos – CBTU.