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Como melhorias na mobilidade urbana ajudam a construir uma Cidade Inteligente

Iniciativas voltadas ao transporte público e para criar alternativas ao transporte individual são importantes para diminuir o tempo dos percursos

Há diversas definições acadêmicas que buscam apontar o que é uma Cidade Inteligente. Todas elas convergem em um ponto: melhoria da qualidade de vida da população. Seja com utilização de novas tecnologias ou por meio de ferramentas mais tradicionais, os centros urbanos do futuro têm de se voltar para quem os habita. Neste sentido, o tema da mobilidade é obrigatório.

Percorrer longos trajetos em um trânsito quase parado “engole” horas e horas do dia de quem trabalha. Buscar alternativas para melhorar essa realidade é tarefa inadiável das cidades que querem se tornar inteligentes.

Não há receita pronta para solucionar o problema, mas algumas iniciativas já se destacam na melhoria da qualidade do transporte público, incentivando seu uso e, por consequência, desafogando vias congestionadas. É uma evolução necessária, especialmente quando levamos em conta tendências das últimas décadas. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a demanda por transporte público caiu 35,6% em 20 anos. A boa notícia é que esse processo tende a ser revertido.

“A gente vem de uma geração com a cultura do transporte individual. Hoje não é mais assim. A atual geração e as futuras já não têm essa mesma identidade e consideram dispensável possuir um carro. Essa mudança vai ensejar uma demanda natural e ainda maior pelo transporte coletivo”, avalia Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). “Vão se buscar alternativas de transporte com menor tempo de deslocamento e qualidade de serviço. Nesse ponto que o transporte sobre trilhos tem sua maior vantagem em relação aos demais modos. Eles são muito rápidos, já que o veículo percorre vias segregadas, e as taxas de satisfação dos usuários são sempre altas”, complementa.

A melhoria da experiência de quem usa o transporte público auxilia no processo de angariar mais usuários. Na linha 4-amarela do metrô de São Paulo, uma dessas iniciativas utiliza tecnologia para garantir uma viagem mais confortável e o embarque mais rápido nos trens.

Painéis instalados nas plataformas pela ViaQuatro, concessionária da linha, indicam aos passageiros a lotação de cada vagão do veículo. A informação é calculada de acordo com o peso de cada setor da composição. Com isso, o usuário pode escolher entrar em uma parte do trem que permite o embarque rápido e um percurso mais agradável.

14/11/2018 – G1 / Em Movimento

 

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