05/02/2025 – Gazeta do Povo (PR)
A Vale iniciou nesta quarta-feira (5) a operar uma nova frota do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte a Cariacica, na região metropolitana da capital capixaba. Ao todo, são 34 vagões mais modernos e que serão colocados à prova em um período de testes.
A nova composição inclui classes executiva e econômica, um vagão com serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida. Todos os carros de passageiros são climatizados, equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo e detectores de fumaça.
No início, essa nova composição operará de forma intercalada com a atual, para que seja avaliada a performance em serviço. “Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade”, informou o diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, João Falcão.
O objetivo da Vale é ampliar o número de viagens nos meses de alta temporada a partir de 2026 — em 2023, foram transportados 740 mil passageiros. O formato da operação expandida, incluindo horários e pontos de parada, ainda está em estudo.
Viagem de trem passa por 42 cidades de Minas Gerais e Espírito Santo
A Estrada de Ferro Vitória a Minas, cuja concessionária é a Vale, completou 120 anos em 2024 e é uma das principais vias de escoamento de carga de Minas Gerais. Em 2023, o volume transportado foi de R$ 105,3 milhões de toneladas, sendo 85,1 milhões de toneladas de minério.
A EFVM é também a única ferrovia do país a operar um trem de passageiros de longa distância diariamente. Os 664 quilômetros do trajeto entre Belo Horizonte e Cariacica demoram cerca de 13 horas e meia para serem percorridos, com duas composições, uma em cada sentido.
O percurso passa por 42 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo e tem 30 pontos de embarque e desembarque, incluindo cidades como Governador Valadares, Aimorés e Colatina. A Estação Central de Belo Horizonte e a Estação Pedro Nolasco estão nos extremos da viagem que custa R$ 81 na classe econômica e R$ 116 na classe executiva.