Os representantes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) visitaram na semana passada a ATM (Azienda Trasporti Milanesi), operadora de trens de Milão. O grupo formado por Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos e diretor de engenharia do Metrô Rio; Rodrigo Vilaça, diretor-executivo; Roberta Marchesi, superintendente; e Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro e conselheiro da ANPTrilhos; esteve no Centro de Controle Operacional (CCO) e na Linha M5.
A ATM conta com quatro linhas e a primeira foi inaugurada em 1964, ligando as estações de Lotto e Sesto Marelli. Em 1969, foi inaugurada a segunda linha, em 1990 a terceira e em 2013 a última, que é a M5. Ao todo, são 94 quilômetros de extensão.
A M5 é a mais moderna delas, operando em superfície, com operação totalmente automática e sem condutor nos trens (driverless). Ela é identificada pela cor lilás e tem extensão de 12,9 quilômetros.