A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou na 4ª feira (29/11) a sua Assembleia Ordinária Geral (AGO) e a cerimônia de encerramento e homenagens aos seus Comitês. O evento contou com a participação dos presidentes das operadoras metroferroviárias, dos dirigentes da indústria associada, dos coordenadores e membros dos comitês e de toda a equipe da entidade.
“Estar Coordenador do Comitê Estatístico da ANPTrilhos foi e está sendo uma oportunidade ímpar, feliz e honrado com a atividade, principalmente este ano, 2023, um ano de retomada de demanda, da busca da normalidade. Tivemos, além do processo normal de atualização de dados e KPIs do banco de dados da ANPTrilhos, duas importantes tarefas: atualizar o glossário de termos metroferroviários e harmonização da metodologia de cálculos do KPIS”, explica Sérgio Barbosa, Coordenador do Comitê Estatístico da ANPTrilhos. Ele faz parte da equipe da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O Coordenador do Comitê Tributário, Tiago Loureto, do Metrô de São Paulo explica que a busca do equilíbrio econômico-financeiro das empresas associadas é um dos principais balizadores da pauta do comitê tributário da ANPTrilhos. “Nesse contexto, os tributos são uma peça fundamental na equação entre receitas e despesas, sendo fundamental que todas as empresas associadas busquem otimizar a sua performance tributária. No ano de 2023, buscando otimizar a performance tributária dos operadores, trabalhamos muito forte em cima de duas pautas principais: Desoneração da Folha de Pagamentos e Reforma Tributária do Consumo”, explicou.
“O Comitê de Mobilidade Estruturante, o qual coordeno, tem o objetivo apoiar o BNDES na construção de uma carteira de projetos de transporte de média e alta capacidade para as maiores regiões metropolitanas do país. O estudo poderá impulsionar o transporte sobre trilhos de passageiros no Brasil”, destacou Renata Marie Miyasaki, coordenadora do Comitê e membro da equipe da CPTM.
O Coordenador do Comitê de Comunicação da ANPTrilhos e da equipe da CPTM, Rodrigo Pontes explicou: “Quando publicamos um artigo ou veiculamos uma campanha, além de divulgar a associação, demonstramos a força e a representatividade da ANPTrilhos na defesa dos interesses dos transportadores de passageiros sobre trilhos”.
Conrado Grava de Souza, Conselheiro da ANPTrilhos e membro do Comitê do Marco Operacional do Transporte Ferroviário de Passageiros e destaca: “Foram 80 dias de intenso trabalho. O resultado foi uma proposta de Resolução da ANTT para o estabelecimento do Marco Operacional. Os componentes do grupo foram os representantes das operadoras e da indústria que contribuíram de maneira decisiva para a elaboração do documento, um conjunto de 21 capítulos, abordando: caracterização do modo, deveres e direitos da operadora ferroviária, do regulador ferroviário, do passageiro, planos de operação e manutenção, segurança operacional, segurança pública, indicadores, compartilhamento da infraestrutura, faixa de domínio, certificação, regulação, normas técnicas aplicáveis”.
A ANPTrilhos contou com nove comitês em 2023. São eles:
• Presidentes e Conselheiros
• Comunicação
• Estatístico
• Jurídico
• Comitê do Marco Operacional do Transporte Ferroviário de Passageiros
• Mobilidade Estruturante
• Regulatório
• Suprimentos
• Tributário.
Conheça os Comitês e participantes no site da Associação, clique aqui.