Campanha que contará com ações nas dependências do metrô busca inibir o assédio a mulheres no transporte público.
Na manhã da próxima segunda-feira (30), o Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, em parceria com a Trensurb, lança a campanha ‘Fim da linha para a violência contra a mulher’ (confira programação abaixo). Trata-se do primeiro projeto coletivo do Comitê, integrante do movimento mundial da ONU Mulheres, para debater e provocar o tema pelo fim da violência contra mulheres em espaços de transportes públicos. Estará presente no lançamento a Dra. Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil.
A campanha contará com cartazes e painéis nas dependências do metrô, além de anúncios nos monitores do Canal Você, presentes em trens e estações. As peças terão imagens com destaque para o número 180, da Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita. Outras atividades previstas incluem intervenções artísticas com o uso de grafite e batalhas de rap em estações selecionadas, que ocorrerão por um período de três meses. O objetivo é sensibilizar e incentivar usuários para que rompam o silêncio e denunciem casos de assédio presenciados.
Usuários que presenciarem ou forem vítimas de violência ou assédio podem entrar em contato com a empresa por meio do telefone de emergência (51) 3363-8026 ou mandar SMS para o canal de denúncias/emergências (51) 8463-9836 (ambos disponíveis 24 horas). Também pode-se utilizar o telefone ponto a ponto disponível em todas as estações para contato com a Ouvidoria da Trensurb (que funciona em dias úteis, das 7h às 19h) ou ainda procurar um dos empregados do metrô. A Ouvidoria atende ainda pelo telefone (51) 3363-8477, por Twitter, Facebook e e-mail (ouvidoria@trensurb.gov.br).
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.
Todas as entidades que se unem ao Comitê devem promover uma mudança interna ou criação de programas de empoderamento e defesa das mulheres. A campanha é coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, com participação da Trensurb, Universidade La Salle, Agência Moove, Ministério Público, Associação de Procuradores do Estado, Coletivo Hip Hop Linha do Trem e Escritório da ONU em Brasília.
Confira a programação de lançamento da campanha, que será realizado na segunda-feira (30):
10h – Embarque de convidados na Estação Mercado e deslocamento até a Estação Canoas
10h30 – Apresentação da campanha na Estação Canoas
10h40 – Apresentação de painel grafitado e show de rap
11h – Deslocamento até a Unilasalle (em frente à Estação Canoas)
11h20 – Abertura do Encontro do Comitê Gaúcho ElesPorElas
12h – Pocket show de rap
13h – Almoço com convidados
14h – Início da reunião do Comitê Gaúcho ElesPorElas na Unilasalle
27/07/2018 – Trensurb