Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na quarta-feira (15), imagens de obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Na próxima quarta-feira (15), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Graça Craidy. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

Sobre a Coletânea, Graça Craidy afirma: “acho maravilhoso este projeto que leva arte para o povo, democratizando o seu acesso”. As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são pinturas em aquarela e acrílica sobre tela, produzidas em 2017 e 2020. Uma delas é parte da coleção Velho: Profissão Solidão. “O velho na janela tem a densidade de uma longa vida pontuada de dores e amores, agora aprisionada na sua velhice, na sua janela, assistindo a vida sem viver. Propõe uma reflexão sobre a velhice”, diz Graça sobre a pintura. As outras duas são, intituladas Lulu vai ao parque e Gatíneo assustado. “A menina com o cachorrinho é um flash de pura alegria e encantamento”, afirma a artista. “E o gatinho em aquarela é o meu espanto com o reino animal e a liberdade que tem o gato de ser o que lhe dá na telha, dono do seu viver”, completa.

Nascida em Alegrete, Graça Craidy cursou pintura mural, história, filosofia, estética da arte de Porto Alegre e pintura aquarela. Antes de começar a criar artes, em 1987, trabalhou como publicitária por 40 anos, desenvolvendo sua criatividade de outra maneira. Realizou vinte e três exposições individuais em locais como a Usina do Gasômetro, Museu Leopoldo Gotuzzo, Espaço Cultural Banco do Brasil Europe, Galeria Clébio Sória, entre outros. Em sua trajetória, foi contemplada com a aprovação do projeto Nation Endowment of Arts. Tem em seu currículo sessenta exposições coletivas, nacionais e também internacionais, em países como Alemanha, Espanha, Bélgica e Portugal. Graça também realizou trabalhos virtuais em 2020 e 2021.

Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Coletânea na Galeria Mario Quintana

Desde 31 de maio, a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, recebe uma exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 4 de julho, a mostra apresenta trabalhos das artistas Liana Timm, Zoravia Bettiol e Clara Pechansky. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.

13/06/2022 – Trensurb