Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Coleta de resíduos eletrônicos na Trensurb recolhe mais de meia tonelada de materiais em 2022

Numa iniciativa em parceria com a Cooperativa Paulo Freire, pontos de coleta estiveram disponíveis na Estação Farrapos e na sede da empresa metroviária.

Em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, a Trensurb promoveu, em 2022, a coleta de 565,7 quilos de resíduos eletrônicos. A Cooperativa atua na reciclagem de eletrônicos, buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda.

De junho a dezembro, um ponto de coleta ficou disponível para usuários do metrô na Estação Farrapos. Durante uma semana por mês, de março a dezembro, a sede da Trensurb também recebeu um ponto de coleta para atender os metroviários. Nesses pontos, é feita a coleta de eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras, periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas.

Segundo o engenheiro ambiental Guilherme Campos, chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, a destinação correta dos resíduos “é uma questão de civilidade, visto os grandes impactos ambientais e sociais associados ao descarte incorreto”. Campos reforça que a Trensurb atua como uma facilitadora, interligando os geradores de resíduos à cooperativa de recicladores, o que acaba gerando renda às famílias. O engenheiro complementa afirmando que a parceria é “sustentável para ambas as partes, pois a cooperativa demonstra compromisso com a Trensurb e dá a segurança de que os resíduos estão sendo destinados para um local correto”.

No momento, o ponto de coleta localizado na Estação Farrapos está temporariamente desativado, visando um estudo, juntamente à Cooperativa Paulo Freire, para avaliação dos resultados. Já o ponto na sede da empresa continuará sendo disponibilizado aos metroviários ao longo deste ano.

23/01/2023 – Trensurb

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email