Claudio Andrade é o novo Presidente do Metrô BH

Executivo retorna ao metrô, assumindo a direção executiva da empresa, responsável pela operação, modernização e ampliação do serviço de transporte urbano sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte

20/02/2025 – Metrô BH

Cláudio Andrade é mineiro, engenheiro civil, especialista em gestão empresarial, administração e negócios, além de possuir mais de 30 anos de experiência em mobilidade de diferentes sistemas de transporte. Em 2023, dirigiu as áreas de Implantação (Civil e de Sistemas), Operação e Manutenção do Metrô BH – uma empresa do Grupo Comporte.

Desde junho de 2024, o executivo atuava como Diretor de Implantação, Integração e Interface da TIC Trens, empresa do Grupo Comporte em parceria com a CRRC, responsável pela implantação, operação e manutenção do metrô que ligará São Paulo à Campinas, alcançando uma velocidade de 140 km/h.

A gestão de Andrade vai impulsionar o alcance de metas ainda mais robustas de excelência operacional, prestação de serviços e ampliação do sistema de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Metrô BH

Em março de 2023, o sistema de transporte coletivo sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada por 30 anos e o vencedor do leilão foi o Grupo Comporte. Confira algumas melhorias já implantadas e em curso:

• Digitalização do sistema de compra de passagens, por aproximação, nos validadores instalados na linha de bloqueios da estação, que aceitam crédito e débito ou por PIX e crédito, no App Bipay.
• Acesso à previsão de trens no App Bipay e telas digitais nas estações.
• Wi-Fi disponível nas 19 estações e nos trens.
• Redução de evacuações de 30 para zero por mês.
• Tempo médio de percurso entre Vilarinho e Eldorado reduzido em 16% (de 55 para 46 minutos).
• Entrega da revitalização do primeiro de quatro trechos da via permanente.
• Início da modernização das 10 primeiras estações, que será finalizada em março de 2025.
• Compra de 24 novos trens, fabricados pela CRRC, que começam a chegar em 2026.
• Início das obras da Linha 2, com previsão de entrega de sete estações em 2028, de Nova Suíça ao Barreiro.
• Instalação de painéis solares nas Estação do sistema, seguindo a premissa de eficiência energética e menor pegada de carbono, ao final 7 mil placas serão capazes de gerar cerca de 5,3 milhões de kWh de energia elétrica por ano.

Grupo Comporte

O Grupo iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A Empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O Grupo Comporte atende aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão.

Em 2024, o Grupo atingiu outro importante marco, em parceria com a chinesa CRRC: venceu o leilão de concessão do Trem Intercidades (TIC), que ligará as cidades de São Paulo e Campinas. O projeto tem mais de 100 km de extensão e terá velocidade máxima de 140km/h, sendo o trem de mais alta velocidade do país. O edital também prevê a construção do Trem Intrametropolitano, com 44 km de extensão, de Jundiaí à Campinas, com velocidade máxima de 80km/h e a revitalização e operação da linha 7 – Rubi, entre Barra Funda e Jundiaí.

O objetivo da Comporte é possibilitar o acesso da população a sistemas modernos, confiáveis e seguros. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte Participações, tem a concessão para gestão, operação e manutenção do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde março de 2023, por 30 anos.

Claudio Andrade, Presidente do Metrô BH. Foto: Divulgação