A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, que recebeu o pedido de LAO (Licença Ambiental de Operação) da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô para o prolongamento Vila Sônia da Linha 4 – Amarela. Esta é a última obra para que a fase II da linha 4 esteja finalmente completa.
A LAO tem validade de 05 anos, a contar da data de sua emissão, e é o documento que aprova o início da atividade.
Após vários adiamentos e alterações no prazo oficial para entrega á população, a estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, será inaugurada em 16 de dezembro de 2021, segundo informou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) do Governo do Estado em nota enviada ao Diário do Transporte.
A nota informa que o complexo Vila Sônia será entregue no dia 16 de dezembro de 2021. “O Metrô concluiu a obra civil bruta do complexo da Vila Sônia (estação + terminal de ônibus), possibilitando a concessionária ViaQuatro dar andamento à instalação dos sistemas de sinalização e outros necessários para a futura operação dos trens no trecho de abrangência desta estação. Atualmente, os trens da Linha 4- Amarela circulam entre as estações São Paulo -Morumbi e Luz. A previsão é que a estação Vila Sônia, em plena operação, receba diariamente, em média, cerca de 90 mil passageiros. Paralelamente à instalação dos sistemas, está em andamento a fase de acabamento visual da estação e do terminal.”
O trecho para o qual o Metrô solicitação a Licença Ambiental de Operação inicia-se nas proximidades da Rua Cânio Rizzo, km 2,98 da via 1, até o km 1,44 entre as Ruas Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora dos Navegantes. Este trecho, com 1.540 m de extensão, localiza-se ao longo do eixo da Avenida Francisco Morato, sendo constituído da Estação Vila Sônia, dos túneis, dos poços de ventilação e saída de emergência – PVSEs Vila Sônia, Edmundo Lins e David Matarazzo e de um Terminal de Integração de Ônibus. Este faz parte da integração do sistema de transportes municipal e intermunicipal, da associação do Metrô à EMTU, SPTrans e CET.
O plano de integração envolve os terminais junto às estações Butantã e Vila Sônia.
15/09/2021 – Diário do Transporte