Canal WhatsApp das Unidades passa a oferecer conexão direta com o Disque 100, serviço que recebe denúncias de violação de direitos humanos
O Grupo CCR se une à Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, para ampliar suas iniciativas de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes: a partir de hoje, os canais WhatsApp da CCR Rodovias e da CCR Mobilidade passam a disponibilizar link para acesso direto ao Disque 100, serviço que recebe denúncias de violação de direitos humanos, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD.
O lançamento foi planejado para iniciar no mês em que se celebram duas importantes datas: Dia Internacional das Meninas/calendário ONU (11/10) e Dia das Crianças (12/10).
“Nós já havíamos assinado o Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil por meio do Programa Na Mão Certa, com ações focadas no público caminhoneiro. Agora, com esta iniciativa, ampliamos nossos esforços em benefício da conscientização e da proteção de crianças e adolescentes: todos os motoristas de veículos leves e seus acompanhantes estão convidados a se engajar”, diz Fausto Camilotti, diretor de Operações da CCR Rodovias. “E nosso pessoal de pista e do CCO também foi treinado para manter olhar ativo e atenção redobrada a comportamentos suspeitos”, completa. Os canais de WhatsApp das rodovias CCR recebem mais de 35 mil acessos por mês.
“O Programa Na Mão Certa propõe às empresas participantes avaliar os riscos da sua operação e realizar ações que promovam a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual. O Grupo CCR, por meio das concessionárias, tem o potencial ampliar o alcance da informação sobre esta grave violação de direitos humanos nas estradas e com este alerta nos painéis e nos chatbots ajuda a tirar o problema da invisibilidade ao provocar cada usuário a refletir quando ler a mensagem. Esse passo, aliado ao treinamento do pessoal de pista, é um exemplo de que é possível integrar a causa como um valor na gestão da operação”, diz Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
No caso da CCR Mobilidade, o acesso direto ao canal disque 100 será iniciado pela CCR Metrô Bahia, que já possui serviço de atendimento por WhatsApp/Chatbot. “E em todas as unidades estamos treinando nosso pessoal para o olhar ativo, além de fazermos a divulgação da iniciativa pelos painéis das estações de metrô, trem e VLT. Essas mensagens podem alcançar aproximadamente três milhões de pessoas, diariamente”, diz o Presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas.
A CCR Metrô Bahia oferece o atendimento virtual chatbot por meio do número (71) 9688-0714 (via celulares, tablets, IPad, notebooks e computadores de mesa). O serviço é complementar a toda estrutura de atendimento já oferecida pela concessionária, que também disponibiliza mais de 500 Agentes de Atendimento e Segurança em todo o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Estamos engajados nesta campanha tão importante e nos colocamos à disposição para colaborar com o que for possível no apoio e visibilidade a este trabalho”, explica o diretor da CCR Metrô Bahia, André Costa.
Como vai funcionar:
Ao acessar o canal no WhatsApp/chatbot para comunicar emergência, solicitar serviço, falar de achados e perdidos ou tirar dúvidas, o usuário irá encontrar informação sobre o serviço de denúncia para situações de exploração sexual de crianças e adolescentes.
E ao acessar o menu, poderá digitar a opção 100, com transferência direta ao serviço oficial que recebe e registra denúncias de violação de direitos humanos. A denúncia é anônima e não há qualquer registro do contato por parte da CCR, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Quem passa pelas rodovias do Grupo CCR irá notar informações relativas ao tema nos Painéis de Mensagens Variáveis.
11/10/2022 – CCR Metrô Bahia