Experiências da Universidade de Hiroshima afirmam que técnica japonesa implantada reduz 86% dos erros
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras, e pela tecnologia inovadora aplicada na operação. Com o sistema de sinalização mais moderno e seguro do mundo, o CBTC (Communications Based Train Control) – no português Sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, a condução dos trens é automatizada, o que garante a segurança plena da operação e afasta qualquer tipo de risco.
Aliado à toda a tecnologia, a CCR Metrô Bahia promove capacitações para os colaboradores realizarem suas atividades operacionais com foco total na segurança de todos. Neste sentido, a concessionária adotou o método de segurança japonês conhecido como shisa kanko que tem o objetivo de aumentar a concentração dos operadores de trem em exercício. A técnica de gesticular, apontar e falar sozinho ajuda a melhorar o desempenho e reduz erros em funções que exigem atenção. O método surgiu no começo do século XX, nas linhas férreas japonesas para checar se tudo estava em ordem com a sinalização. O metrô baiano é um dos poucos sistemas a utilizar a técnica no país.
Falar ajuda na memorização, a detectar mais facilmente problemas, e estimula o cérebro a manter-se focado nas operações. Dividido em quatro passos, o shisa kanko funciona da seguinte forma: o operador se concentra no sinaleiro; aponta com firmeza para o sinaleiro; leva a mão ao ouvido para pensar e falar; e, por fim, aponta novamente para o sinaleiro verbalizando de acordo com o aspecto luminoso: sinal está favorável (verde), iniciando movimentação” ou “sinal está desfavorável (vermelho), não iniciar movimentação. De acordo com experiências da Universidade de Hiroshima, os erros foram reduzidos em 86% para as pessoas que praticaram o apontar e falar.
Para o coordenador de Tráfego da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Silva, trata-se de uma técnica inovadora e de fácil execução que contribui efetivamente para o desempenho profissional e pessoal. “É um método que vem somar no dia a dia da operação, reforçando o que mais prezamos que é a segurança de colaboradores e clientes. Todos os nossos operadores foram treinados e a técnica é usada em todas a movimentações do trem nas estações, pátios e zonas de manobras”, destaca.
30/11/2020 – CCR Metrô Bahia