A CBTU Recife lançou no dia 22 de março, na Estação Werneck, um Projeto Piloto para pagamento de passagens via PIX. Diversas empresas estão aderindo ao PIX como forma de pagamento, e agora chegou à vez das estações do metrô do Recife. A ideia é oferecer mais uma opção de pagamento, facilitando a vida dos usuários que utilizam o transporte público de passageiros sobre trilho medida faz parte de um projeto piloto em parceria com a Stone Pagamentos, que será iniciado na estação Werneck e será paulatinamente ampliado para as demais estações do sistema, incluindo estações de grande fluxo como Cajueiro Seco, Joana Bezerra e Estação Recife.
Segundo o Gerente Regional de Administração e Finanças (GIAFI), Rafael Toscano, “os usuários poderão fazer pagamentos instantâneos utilizando apenas o seu celular”. Para isso, basta que o usuário tenha cadastrado sua chave PIX em sua conta bancária ou instituição financeira e faça a leitura do QR Code disponível nas maquininhas das bilheterias na estação. O pagamento é feito de forma rápida e segura, sem a necessidade de dinheiro em espécie.
Além disso, Rafael Toscano destaca que a implantação do PIX nas estações do metrô deve trazer inúmeros benefícios para a própria CBTU. Alguns exemplos são: a diminuição de dinheiro armazenado nas estações e em circulação, diminuição dos riscos de assaltos e furtos, gestão financeira mais eficiente e em tempo real, bem como a antecipação de receitas para a empresa, o enxugamento do custeio direto em transporte de valores.
O que é o PIX – Este novo sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central do Brasil, está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, e hoje já aponta como o principal meio de transferência financeira do país.
27/03/2023 – CBTU Recife