A pandemia da COVID-19, o consequente fechamento de atividades e o isolamento social geraram uma redução drástica no número de usuários de trem. Com a reabertura dos comércios e a retomada do “novo normal”, os operadores de trem têm aumentado seus esforços para garantir o cumprimento de protocolos de saúde e a segurança dos passageiros.
A Superintendência do Recife recuperou cerca de 75% dos passageiros da demanda antes da pandemia. Esta é a maior recuperação de passageiros em todo o país.
Mesmo considerando as particularidades de cada cidade e o ritmo de reabertura das atividades em cada região, este fato demonstra que os pernambucanos estão reconhecendo cada vez mais o trabalho realizado para oferecer um transporte seguro à população.
A CBTU participa de um comitê estratégico, realizado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), com todos os operadores do país, desde o início da pandemia, onde são realizados monitoramentos e discutidas as medidas mais eficazes e modernas para oferecer segurança aos passageiros nos sistemas de trem no Brasil.
26/11/2020 – CBTU