CBTU recebe Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

Companhia foi agraciada pelo compromisso de modernizar, expandir e implantar sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.

14/11/2024 – CBTU

Em um ano especial, no qual celebra 40 anos de história, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) teve a honra de receber o 9ª Prêmio Lúcio Costa 2024 de Mobilidade, Saneamento e Educação. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, 12/11, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e o adjunto de Diretor técnico, André Joia, recebeu, em nome da CBTU, o prêmio pelo compromisso da Companhia com a modernização, expansão e implantação do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos no Rio Grande do Norte.

“É com enorme alegria e uma honra que recebo este prêmio em nome da CBTU. A CBTU é uma empresa do Governo Federal, no âmbito nacional, que tem a capacidade e a expertise de operar, executar e trabalhar no transporte de veículos sobre trilhos, com transporte de pessoas em massa. O nosso sistema é uma espinha dorsal para a mobilidade urbana e para o transporte coletivo e que complementa os demais modais e as dimensões continentais que tem o nosso país. A implantação do transporte sobre trilhos serve para a qualidade de vida, serviço dessa mobilidade nas cidades. Entre as principais características que possuímos é a redução da 50% de emissão de gases poluentes de carbono, quando falamos de passageiros por quilômetro transportado, isso quando comparado aos demais veículos. Esse prêmio é emblemático pois para nós não se trata de qualquer prêmio, ele reconhece a CBTU como parte vital da sociedade e envia uma mensagem, para todos nós, ao dizer que sem mobilidade e transporte digno de qualidade e de baixo impacto ambiental não tem desenvolvimento”, afirmou André Jóia.

A mesa do evento foi composta pelo presidente de Comissão de Desenvolvimento Urbano, o dep. Eunicio Oliveira; a deputada Leda Borges e os deputados Padovani, Toninho Wandscheer, Fernando Monteiro, Josildo Ramos, todos membros da Comissão de desenvolvimento Urbano. Além de André Jóia, também esteve presente o adjunto de Planejamento e Relações Institucionais, Valmir Azevedo.

Sobre o Prêmio

O prêmio “Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação” foi instituído pela resolução nº 8, de 2015 e faz homenagem ao urbanista Lúcio Costa, que foi reconhecido mundialmente pelo projeto de construção do Plano Piloto de Brasília e faz referência as iniciativas para ofertar qualidade para a Mobilidade Urbana no País. Lúcio Costa se firmou como pioneiro da arquitetura urbana moderna do Brasil.