O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, se reuniu, hoje, 22, com o diretor presidente do DER – Departamento de Estradas e Rodagens, Helder Gazzaneo, o diretor de Obras, Iran Menezes, e o responsável pela execução de serviços, Silvio Antonelli, juntamente com o coordenador da Manutenção da CBTU, Aurélio Silva Santiago. A pauta foi a solicitação da Companhia de Trens Urbanos para que o DER reforçasse a sinalização na rodovia AL 404, entroncamento da BR 316, um trecho novo de 6,3 quilômetros de extensão, entre a Usina Utinga, em Rio Largo, e o município de Pilar, onde há uma via férrea.
A CBTU, preocupada com o aumento no fluxo de veículos na referida rodovia e o risco de acidentes envolvendo trens, pediu também via ofício, dia 17 de julho, que o DER – Departamento de Estradas e Rodagens amplie a sinalização e a comunicação alertando para a presença de trens naquela região.
“Recentemente ocorreu uma colisão na região envolvendo um caminhão e uma locomotiva nossa. Não houve vítimas, graças a Deus, mas serviu de alerta para o que pode acontecer se não houver um reforço na sinalização. Nós transportamos vidas, e temos a responsabilidade de fazer tudo o que for necessário para garantir a segurança de quem circula nos nossos trens e de quem está nas proximidades das ferrovias”, argumentou Carlos Jorge durante a reunião.
Ficou acordado que o DER construirá dois quebra-molas para diminuir a velocidade no trecho, informando a presença da via férrea, placas de sinalização, transferência do trecho desativado de dois pórticos luminosos para o novo, sinalização no solo criptografada (quando o clima permitir pela ausência de chuvas), e manter diálogo com a Usina Utinga para que a empresa diminua o plantio próximo à ferrovia com plantação de cana que atrapalha a visibilidade dos veículos. O presidente do DER garantiu que na semana que vem as lombadas já estarão prontas.
22/07/2021- CBTU Maceió