Uma antiga ideia da equipe de manutenção da via permanente virou realidade. A necessidade de transportar material de manutenção a pontos inacessíveis da via férrea através de veículos rodoviários foi o ponto de partida para a transformação de um carro de passageiros. O passo seguinte foi acionar a Coordenadoria de Administração e Finanças (COAFI), setor responsável pelo patrimônio, para iniciar o processo administrativo interno para liberação e formalização da atividade.
Segundo o Coordenador de Manutenção, Ítalo Bezerra, o carro estava caracterizado como inservível para uso. A transformação do carro pidner em prancha de serviço levou em torno de 30 dias de serviço. Cerca de 10 empregados da oficina de Cabedelo, desde equipe de execução até supervisores de manutenção, participaram da atividade com materiais disponíveis no local. Para fazer a transformação, foram investidos cerca de R$ 5 mil.
A prancha está sendo utilizada no transporte de material – trilhos, dormentes, brita, ferramentas, acessórios metálicos – ao longo de toda a via férrea. “Antes, parte da atividade de transporte era feito com caminhão rodoviário tipo muck o que por diversas vezes encontrava dificuldades em acessar locais próximos a via férrea. Agora com a prancha de serviço, essa dificuldade acabou! ”, explica o coordenador.
Ainda existem seis carros tipo pidner, caracterizados como inservíveis, aguardam destino. Dois deverão ser transformados em novas pranchas de serviço, ficando os demais para transformação com outras finalidades. Há também o projeto em transformar um desses carros numa biblioteca itinerante.
31/08/2023 – CBTU João Pessoa