O Centro de Controle Monitoramento (CCM) da CBTU Recife foi inaugurado na sexta-feira, 25, na sede da companhia, no bairro de Areias. O novo espaço centraliza todas as ocorrências registradas em 1362 câmeras instaladas ao longo do sistema metroferroviário do Recife e funciona 24h por dia. São quatro estações de trabalho, além de um vídeowall com 2 metros de altura por 4 metros de largura.
Com as câmeras instaladas por completo desde outubro de 2018, a CBTU já colhe bons resultados na segurança dos usuários. “Tínhamos uma média de 48 assaltos mensais em 2018. Agora, os registros
não passam de 8 assaltos por mês”, destacou o gerente de segurança da superintendência da CBTU no Recife, Augusto Lima.
Obras em pontes ferroviárias sobre Rio Pirapama
A construção de duas pontes ferroviárias sobre o Rio Pirapama, uma obra muito aguardada e que trará um grande benefício à população que utiliza a Linha VLT, teve início no dia 24. Ela permite um aumento na oferta de VLTs para os passageiros. A construção das duas pontes, está orçada em R$ 25 milhões de reais e será executada em até 23 meses . “Essa é uma obra que vem sendo sonhada e reivindicada por muito tempo por nós, metroviários, porque esse trecho que liga o Cabo a Cajueiro Seco é de fundamental importância para a população. Hoje temos intervalos entre trens na faixa de 40 a 50 minutos, o que dificulta para a população usufruir desse transporte. As pontes permitirão uma diminuição no intervalo entre VLTs, trazendo assim uma grande melhoria para o sistema além de atrair um número muito grande de usuários”, explicou o superintendente da CBTU no Recife, Leonardo Villar.
“Cada um dos funcionários que atuaram para viabilizar o início dessas obras, bem como os que agir durante sua execução, assumiram mais essa missão como metroferroviários e estão cumprindo com amor e dedicação.
Agradeço o esforço de todos envolvidos nessa ação tão importante para a nossa população”, declarou o presidente da CBTU, José Marques de Lima.