A CBTU Belo Horizonte vem realizando a demarcação de cerca de 90 bancos de espera instalados nas plataformas de estações, a fim de estimular o cumprimento do distanciamento social recomendado aos usuários em tempos de pandemia. A sinalização já foi concluída na Estação Central e continuará a ser realizada na próxima semana, priorizando as estações de maior movimento, como Vilarinho, Eldorado e São Gabriel.
Juntas, as quatro estações respondem por mais de 45% da demanda global de passageiros da CBTU-BH, o que revela a importância da medida. A iniciativa é uma ação conjunta da Coordenação de Atendimento ao Usuário e da Gerência Regional de Operação e visa ampliar a segurança das viagens e incentivar a adoção de medidas de proteção individual entre os mais de 51 mil usuários que seguem circulando, diariamente, pelo sistema.
A comunicação visual utiliza fita de PVC plastificado e adesivo à base de resina de alta durabilidade, bem como peça gráfica que estimula a prática do distanciamento social. “A meta da CBTU-BH é promover ambientes cada vez mais seguros para seu público, incentivando ações de autocuidado e de engajamento social em favor da prevenção contra a Covid-19”, afirma o coordenador do Atendimento ao Usuário, Jason Prado.
A demanda pelos adesivos atende a sugestões enviadas por colaboradores. “Empregados da Operação identificaram que a nova sinalização poderia beneficiar tanto os usuários quanto os profissionais que atuam nas estações e não medimos esforços para torná-la possível. Em tempos de pandemia, a conduta de cada cidadão influencia diretamente na segurança de todos e pequenas atitudes podem servir para reduzir o índice de contaminação”, acrescenta a assistente operacional de estação, Isabela Ferreira.
17/08/2020 – CBTU Belo Horizonte