A medição de temperatura corporal de todos os empregados da CBTU-BH é uma das ações adotadas pela Companhia para prevenção à Covid-19 e proteção dos trabalhadores que prestam serviços essenciais à população. Os termômetros estão sendo utilizados em todas as estações, bem como nos Pátios Eldorado, São Gabriel, e no prédio Sede da empresa.

A medição de temperatura é uma atitude essencial que deve ser adotada por todos, uma vez que, segundo a enfermeira do trabalho da Saúde Ocupacional, Lídia Félix, “a febre é um dos sintomas mais frequentes da infecção pelo coronavírus e a medição regular de temperatura é uma das formas de acompanhamento e rastreio mais eficazes na prevenção. Embora a verificação da temperatura com termômetro clínico não dispense a consulta médica, a medida pode servir para um sinal de alerta e um cuidado ampliado”.

Orientações: Empregados da CBTU que apresentarem temperatura superior a 37,5°C serão orientados a procurar um serviço de saúde de sua preferência e se confirmado o diagnóstico, informar à Saúde Ocupacional sobre o afastamento temporário, permanecendo em contato com a área para que seja acompanhado e orientado quanto aos demais procedimentos inerentes. Já os empregados terceirizados que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5°C deverão avisar ao fiscal do contrato de sua empresa para que esta providencie o encaminhamento de seu profissional ao serviço médico de preferência, bem como para que conduza as questões relativas a afastamento, substituição temporária do posto de trabalho, entre outras.

24/02/2021 – CBTU Belo Horizonte