CBTU-BH promove campanha para estimular a “Gentileza Urbana” entre os usuários

A CBTU-Belo Horizonte realiza até a próxima sexta-feira (5/7) a campanha “Gentileza Urbana” que busca sensibilizar os usuários sobre a importância da preservação do patrimônio público, bem como para difundir regras de boa convivência e atitudes mais cidadãs que possam facilitar o dia-a-dia de quem usa o metrô da capital mineira.

Mais de 190 mil passageiros circulam pelas estações diariamente e a boa manutenção dos trens, edificações e equipamentos que servem a todos é fundamental para a operação habitual do sistema. Atos de vandalismo no metrô provocam prejuízos de milhares de reais, anualmente. Só nos dois últimos anos, a CBTU-BH gastou cerca de R$ 50 mil com a limpeza de pichação em trens e estações. Em 2019, já foram gastos outros R$ 20 mil, para garantir a recomposição de janelas, bancos, troca de extintores, conserto de bilheterias e estruturas físicas depredadas.

Questão de segurança pública: Na lista de equipamentos campeões do mau uso estão ainda as escadas rolantes, extintores (rotineiramente, acionados por vândalos), janelas, portas e lacres dos botões de emergência.

Custo alto demais – Dispositivos de segurança contra sobretensões entre trilho e terra, também costumam ser alvo de ataques. Instalados ao longo da via, os dispositivos são importados. Por fim, vale lembrar que o alto custo do vandalismo não pode ser medido apenas em cifras. Embora sejam altos, os números não refletem o prejuízo total causado aos passageiros. E, pela lógica, qualquer investimento aplicado no Metrô pode ter seus resultados comprometidos se essa prática continuar se multiplicando com a mesma intensidade dos últimos anos. Para reverter o quadro, é fundamental combater hábitos perversos e contar com a ajuda de toda a população!

Dados: Ainda que os atos de vandalismo possam gerar um grande problema, a CBTU-BH vem registrando, ano pós ano, queda nestes índices em suas 19 estações. Foram registradas 30 ocorrências de danos ao patrimônio em 2016, nove em 2017 e apenas seis em 2018. Os resultados são frutos do trabalho educativo realizado pela Companhia e da atuação efetiva de sua equipe de segurança.

Como medida permanente, a CBTU-BH também realiza campanhas sistemáticas que buscam informar o passageiro e estimular o cuidado com o metrô. Mais de 250 cartazes estão instalados em painéis de trem e estações e cerca de 250 agentes atuam em favor da segurança operacional e patrimonial. O usuário também pode realizar denúncias, reclamações ou sugestões, através da Central de Atendimento do Metrô, que está disponível no número: (31) 3250-3901 ou do e-mail falemetrobh@cbtu.gov.br A instituição conta, ainda, com o SMS Denúncia (31) 99999-1108, que permite o envio de mensagens de celular, diretamente, às equipes de segurança do Metrô de BH.

02/07/2019 – CBTU-BH

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