A CBTU Belo Horizonte ampliou os horários para transporte de bicicletas dentro dos trens, a fim de garantir mais segurança e comodidade ao usuário, durante o período de pandemia. Com a mudança, as bikes agora poderão ser embarcadas das 5h40 às 23h, inclusive nos dias úteis, sábados, domingos e feriados.

A ampliação atende à solicitação de passageiros que buscam a combinação de meios de transporte tradicionais e alternativos em seus deslocamentos diários. Segundo o gerente de Operação, Frank Coelho, “a mudança foi embasada em estudos da demanda, bem como nas experiências já adotadas por outras operadoras, como a Trensurb, além de servir como estímulo ao reforço das medidas de distanciamento social, garantindo mais facilidade para o uso integrado de meios de transporte e reduzindo o tempo de exposição do usuário”, enfatiza.

A alteração vale para o período de pandemia e será reavaliada, periodicamente, conforme a evolução do fluxo de passageiros no metrô. Novas alterações podem ocorrer a qualquer momento, se necessário, e serão devidamente comunicadas.

Regras para embarque: Todas as orientações e procedimentos necessários para o transporte de bicicletas estão disponíveis nas estações, no site www.cbtu.gov.br e nas redes sociais da CBTU-BH. Mas sempre vale lembrar que é permitido o embarque máximo de até 4 (quatro) bicicletas não-motorizadas ou monociclos, por trem. o equipamento deve estar limpo, sem barro, lama ou graxa. O embarque deve ser feito sempre no primeiro carro do trem, dando prioridade aos demais usuários, principalmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ciclistas menores de 12 (doze) anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Cuide para não impedir o fechamento das portas e manter livre a entrada e a saída de usuários. É proibido o uso de bicicletas, patins, patinetes, skates e similares, tanto nos acessos quanto nas escadas rolantes, elevadores e demais áreas internas de estações.

13/11/2020 – CBTU Belo Horizonte