A CBTU Belo Horizonte informa que está em constante monitoramento da situação do Coronavírus em Minas Gerais e no Brasil, por meio dos órgãos oficiais como o Ministério da Saúde do Governo Federal, a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
A fim de definir estratégias capazes de mitigar os riscos de transmissão do vírus no metrô, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (16), uma reunião que contou com a presença do Superintendente da CBTU-BH, Miguel da Silva Marques, e gerentes da Companhia.
Quanto às medidas preventivas, a CBTU-BH vai reforçar a limpeza de suas dependências, estações e trens. A Companhia aproveita para esclarecer que, todas as noites, já é realizada uma higienização profunda nos trens, logo após o fim da atividade comercial. Além disso, durante a operação, acontece a limpeza de todos os vagões, entre os intervalos das viagens, nas estações Eldorado e Vilarinho.
Com o avanço do surto, essas medidas passam a ser intensificadas. Na Estação Vilarinho será realizada uma limpeza, exclusivamente, focada nos corrimãos. Enquanto em Eldorado haverá um revezamento entre corrimãos e as outras partes dos trens. Para que todo esse trabalho seja possível, será aumentado o quantitativo de funcionários que o realizam.
Aos funcionários da Companhia, que possuem contato direto com o público, serão disponibilizadas luvas e álcool, a fim de preservar a integridade de todos. A CBTU já solicitou a compra dos produtos e aguarda para implantar, em até três dias, o que foi acordado.
Além disso, a CBTU-BH é parceira na divulgação de campanhas educativas com o intuito de orientar seus usuários quanto às melhores formas de se prevenir contra o vírus. Um exemplo é a campanha do Mobiliza SUS BH, que estará na estação Central e dentro dos vagões do Metrô na próxima quinta-feira, dia 20 de março, às 9h.
A ação reforçará orientações quanto à higienização das mãos e como se portar para evitar a transmissão do vírus, por meio das recomendações passadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Para chamar a atenção do público, a mobilização contará com músicas e entrega de informativos.
A CBTU-BH também divulgará em seus espaços de comunicação visual, internos e externos, além de em suas mídias sociais, a campanha desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, com informações a respeito dos sintomas e formas de prevenção sobre a COVID-19.
A CBTU-BH também deixa claro que está suspendendo, temporariamente, eventos culturais e visitas técnicas nas suas estações e outras dependências, seguindo a diretriz do Ministério da Saúde de evitar aglomerações.
Por fim, a CBTU Belo Horizonte afirma que tão logo houver novas recomendações do Governo Federal para o enfrentamento do Coronavírus, ela não medirá esforços para atendê-las.
CBTU – BH continua a conscientização contra o mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, em seu último boletim epidemiológico, que em 2020, o estado registrou 25.877 casos prováveis de dengue até o momento. Um óbito pelo agravo foi confirmado no município de Medina e outros 15 permanecem em investigação no estado.
Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados neste ano, até o momento, 480 casos prováveis. Quanto à Zika, foram registrados 168 casos prováveis, sendo 36 em gestantes.
A CBTU-BH informa, então, que continua a apoiar ações realizadas pelos órgãos oficiais para o público externo e a criar estratégias de conscientização aos seus funcionários contra a Dengue, para que não sejam negligenciados os cuidados que devem ser constantes, também, contra a proliferação destas doenças.
16/03/2020 – CBTU Belo Horizonte