A CBTU Belo Horizonte concluiu, na última segunda-feira (04/01), o esmerilhamento dos trilhos ao longo dos 56,2 km de via por onde passa o metrô. A atividade, realizada durante as madrugadas, durou todo o mês de dezembro e consistiu no reperfilamento da via de rolamento das linhas 1 (Eldorado/Vilarinho) e 2, (Vilarinho/Eldorado). O investimento da Companhia na recuperação dos trilhos foi de cerca de R$ 2,1 milhões.
Segundo a coordenadora de Via Permanente e Edificações em exercício, Luciana Maria Góes Bicalho, o serviço é fundamental para reduzir deformações que acontecem, naturalmente, no sistema ferroviário em razão do contato roda-trilho, do atrito entre eles e do peso transportado. “Por isso, é necessário retirar, através de veículo ferroviário esmerilhador, todas as imperfeições superficiais causadas nos trilhos, proporcionando mais conforto e segurança para o usuário, aumentando a vida útil estimada para os elementos da via permanente e do material rodante”, explica a coordenadora.
O serviço foi contratado da empresa MRS Logística, que trabalhou intensamente para restaurar a geometria original dos trilhos, oferecendo aos usuários viagens mais agradáveis e preservando os equipamentos ligados ao material rodante e sistemas fixos da CBTU.