Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

CBTU Belo Horizonte investe na modernização de subestações de energia

A CBTU Belo Horizonte está investindo mais de R$ 1,5 milhão na modernização da subestação “C”, instalada entre as estações Eldorado e Cidade Industrial. Um novo transformador de tensão, de 138 kV, é a mais recente aquisição da Companhia para o local. O equipamento vai operar na conversão de energia de alta tensão de 138kV, corrente alternada, recebida da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig), para 3kV, corrente contínua, ideal para a alimentação de trens no sistema metroviário.

A Coordenação de Sistema Elétrico (COELI) foi responsável pela especificação e elaboração do processo de aquisição do novo equipamento, que foi fabricado pela Data Engenharia. “O empenho da Superintendência foi essencial para garantir a compra e a instalação desse transformador, que é tido como uma peça vital para as operações da CBTU-BH, já que ele permite à Gerência de Operação o restabelecimento do Grupo 2 da subestação “C”, aumentando a confiabilidade e a disponibilidade do sistema elétrico de alimentação da rede aérea”, explica o coordenador de Sistemas Elétricos, Joemy do Carmo.

Subestações: Atualmente, o sistema elétrico da CBTU-BH é composto por quatro subestações, alimentadas por duas linhas independentes da concessionária CEMIG, localizadas em pontos estratégicos da via. O sistema opera com uma subestação em cada extremidade do trecho e duas intermediárias. Para o gerente de Manutenção, Francisco Lopes, “a instalação do novo transformador é vital para a segurança para a Operação, uma vez que traz maior confiabilidade para o sistema, como um todo”.

A fabricação do transformador ficou a cargo da Data Engenharia Ltda e foi iniciada em fevereiro de 2020. O atual equipamento vai substituir um antigo transformador, danificado após a ocorrência de curto circuito registrado no local.

08/09/2020 – CBTU Belo Horizonte

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email