CBTU: Acordo Coletivo Especial é assinado no Palácio do Planalto

O ACE é fruto de um trabalho conjunto da Diretoria da CBTU, das Entidades Sindicais e de uma equipe interministerial.

14/11/2024 – CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) participou da assinatura do Acordo Coletivo Especial (ACE), na terça, 12 de novembro, em cerimônia no Palácio do Planalto. O documento garante aos empregados da CBTU a manutenção do emprego público federal, em caso de estadualização, privatização, concessão ou operação societária que implique na perda do controle acionário pela União de uma das filiais ou subsidiárias.

“Hoje é um dia muito especial. O Acordo é um marco que representa não apenas uma conquista para a Companhia, mas também um reforço ao compromisso do Governo Federal com os trabalhadores e trabalhadoras da CBTU, valorizando o papel fundamental dos empregados públicos no Brasil”, comenta o diretor-presidente da CBTU, José Marques.

O ACE é fruto de um trabalho conjunto da Diretoria da CBTU, das Entidades Sindicais e de uma equipe interministerial, envolvendo a Secretaria Geral da Presidência da República e os ministérios das Cidades (MCID), do Trabalho e Emprego (MTE), da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Casa Civil.